Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Presidente do STF, ministra Rosa Weber, visita cidade no Amazonas
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas

Presidente do STF, ministra Rosa Weber, visita cidade no Amazonas

21/03/2023
Weber 1 scaled
Compartilhar

Ministra Rosa Weber e Desembargadora NC3A9lia Caminha em Tabatinga

Nesta segunda e terça-feira (20 e 21/03) comitivas do CNJ, do STF e TJAM têm extensa agenda de ações em Tabatinga.


 Weber3

 Weber5

Weber7

Weber2

Weber

Weber8

Weber9Em uma atividade inédita em prol da população do interior do Amazonas, o Poder Judiciário, por meio de uma ação integrada conduzida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promoveu nesta segunda-feira (20/03) uma agenda de ações na Comarca de Tabatinga (distante 1.106 quilômetros de Manaus). A programação será concluída nesta terça-feira (21/03).

A agenda teve a participação da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e dentre outras autoridades contou com a presença do ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Luiz Philippe Vieira e da presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha Jorge e também do governador do Estado Wilson Lima.

Dentre as ações que compuseram a agenda, no primeiro dia de ações em Tabatinga, o Poder Judiciário lançou e disponibilizou materiais gráficos, com informações judiciais, traduzido para 4 línguas indígenas de modo a atender as etnias Marubo, Kanamari, Tikuna e Matis: todas da região do Alto Solimões.

Os cartazes entregues, com informações sobre audiência de custódia, integram um projeto desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça, por meio do Programa “Fazendo Justiça” e do Poder Judiciário Estadual, por meio da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam).

Em pronunciamento, durante a entrega dos cartazes aos representantes das 4 etnias, a presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha Jorge informou que o projeto é inclusivo e visa à disseminação de informações. “A riqueza moderna é baseada em capital humano, em conhecimento, educação e garantia de direitos. Somos grandes na medida em que nossos povos originários são respeitados e têm sua dignidade reconhecida e garantida por todos os meios possíveis. Cada medida, cada projeto e cada programa que venha atender a esses objetivos deve ser acolhido com muito comprometimento e zelo. Desse modo, é com imensa satisfação que estamos presentes aqui, hoje, para ampliar este importante projeto e lançar os Cartazes informativos sobre audiência de custódia traduzidos nas línguas indígenas Tikuna, Marubo, Matis e Kanamari no município de Tabatinga. Uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça, por meio do Programa “Fazendo Justiça”, que conta com o total apoio do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, da Escola Superior da Magistratura do Amazonas, do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Socioeducativo (GMF) e da Coordenação de Audiência de Custódia”, afirmou a desembargadora Nélia Caminha Jorge.

A presidente do STF, em discurso, frisou a importância do projeto que, de acordo com a ministra, reafirma o protagonismo dos povos indígenas. “Essa ação conjunta do Conselho Nacional de Justiça, por meio do Programa Fazendo Justiça com o Tribunal de Justiça do Amazonas e Escola Superior da Magistratura do Amazonas reflete a caminhada e a vocação do Poder Judiciário para a garantia dos direitos constitucionais destacando o acesso à informação, à Justiça, ao reconhecimento cultural e linguístico dos povos indígenas. Este é um projeto que se torna possível sobretudo pela parceria com o Museu Maguta, com o Projeto Agrovida, com a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari e com o Conselho Indigenista Missionário; resultado de um importante protagonismo dos povos indígenas do Alto Solimões e do Vale do Javari no cenário sociocultural do Vale do Javari, na Tríplice Fronteira”, afirmou, em discurso, a Presidente do STF e do CNJ, ministra Rosa Weber.

No mesmo evento, dirigindo-se à ministra Rosa Weber, o governador do Estado, Wilson Lima, enalteceu a presença da presidente do STF em Tabatinga como um marco para a região. “O que a senhora está fazendo hoje, encabeçando este projeto e de vir à Tabatinga e superar essa barreira da comunicação é uma demonstração da sua sensibilidade e da conexão que a Justiça está tendo com a realidade; a senhora está saindo de seu gabinete em Brasília e vindo conhecer a realidade da Amazônia e isso tem um simbolismo muito grande para as pessoas que estão aqui”, afirmou o governador Wilson Lima.

 #PraTodosVerem – a foto principal que ilustra a matéria mostra a ministra Rosa Weber e a presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha Jorge, em pé ao centro do espaço onde ocorreu a solenidade, fazendo a entrega simbólica, a representantes indígenas, do material gráfico com informações jurídicas sobre audiências de custódia, elaborado em quatro diferentes línguas indígenas. A ministra veste uma roupa em tons claros (saia longa, blazer também de corte longo sobre camisa com decote redondo) e botas de cano curto. Ela faz a entrega do material informativo a Inori Kanamari, primeira advogada kanamari do Amazonas e presidente da Comissão de Amparo e Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas, que está ao seu lado direito, usando um blazer sobre vestido preto e com um bonito cocar na cabeça. A desembargadora, por sua vez, usa calça comprida e blazer pretos e faz a entrega do material ao professor tikuna Santo Cruz,  que veste camiseta com estampas étnicas e calça branca, e usa colares de artesanato indígena. Ele segura alguns cartazes entregues pela magistrada.

Afonso Júnior

Fotos: Chico Batata

 ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL.

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 2129-6771 / 993160660

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, capa, Educação, Estado do Amazonas, Fiscalização, Governador Wilson Lima, Governo do Amazonas, Manaus, Tabatinga
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

TJAM suspende decisão do TCE-AM que impedia a realização de concurso público pela Câmara Municipal de Manaus

19/09/2024

Segunda Câmara Cível do TJAM confirma decisão que condenou o Estado a indenizar familiares de pessoa que faleceu em decorrência da crise de oxigênio ocorrida em Manaus no ano de 2021

19/09/2024

Câmaras Reunidas do TJAM concedem segurança à empresa para recolhimento de tributo em regime especial

19/09/2024

Pleno do TJAM determina que Estado adote medidas para implementação do “Conselho de Política de Administração e Remuneração de Pessoal”

19/09/2024

Escola Judicial do TJAM conclui 1.ª etapa da formação “Trilha da Migração – 2.º grau para o sistema Projudi”

19/09/2024

Tribunal de Justiça publica editais de promoção para a capital e de remoção de juízes entre comarcas do interior

04/09/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus