Com 30 processos em sua pauta de julgamento nesta segunda-feira (13), a 1.ª Câmara Cível da Corte Estadual foi a primeira a promover sessão neste formato.
Nesta segunda-feira (13), três advogados participaram da sessão virtual realizada por videoconferência pela 1.ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Amazonas e, ao realizarem defesa oral de seus clientes, elogiaram a iniciativa da Justiça Estadual neste período de isolamento social recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
As sessões de julgamento por videoconferência estão sendo realizadas pelo Tribunal de Justiça do Amazonas como forma de assegurar a tramitação dos processos e garantir a prestação jurisdicional nesta época de quarentena.
Na 2.ª instância, os julgamentos, neste formato, foram regulamentados pela resolução da Justiça Estadual e serão adotados pelo Tribunal Pleno; Câmaras Cíveis; Câmaras Criminais e Câmaras Reunidas.
Com 30 processos em sua pauta de julgamento nesta segunda-feira (13), a 1.ª Câmara Cível da Corte Estadual foi a primeira a promover sessão neste formato.
Ao participar da referida sessão, realizando sustentação oral em favor de seus clientes, advogados elogiaram a providência do TJAM.
O advogado Luiz Felipe Avelino Medina, por exemplo, abriu sua explanação destacando a iniciativa da Justiça Estadual. “Quero agradecer (ao Tribunal) pela oportunidade em dar prosseguimento aos julgamentos. Conversei com o presidente da OAB/AM a respeito e, na qualidade de conselheiro seccional, reitero o agradecimento pela oportunidade. É Importante para os advogados que os serviços judiciais sejam continuados, e a 1ª. Câmara Cível do TJAM, fazendo isso, nos deixa felizes pelo esforço”, afirmou.
Participando, também, da sessão por videoconferência, sustentando em favor de seu cliente, a advogada Adriane Magalhães, destacou, da mesma forma, a possibilidade de continuidade dos trabalhos jurisdicionais. “É muito importante para todos nós, advogados, cuja situação é delicada, que o método perdure e que seja implantado nas demais Câmaras”, disse.
Presidindo a sessão, o desembargador Cláudio Roessing ressaltou que com essa medida, a Justiça Estadual cumpre seu papel. “A sessão foi realizada com êxito e outras virão enquanto perdurar essa situação no País. Esse é um compromisso do Tribunal com os jurisdicionados, no sentido de continuar trabalhando e prestando a jurisdição”, disse o magistrado.
O magistrado, ao presidir a sessão, também evidenciou o trabalho desenvolvido pelos profissionais da Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação (DVTIC/TJAM) para a realização das sessões por videoconferência.
Além do desembargador Cláudio Roessing, integram o colegiado da 1.ª Câmara Cível do TJAM os desembargadores Paulo Caminha e Lima; Graça Figueiredo; Ernesto Anselmo Chíxaro e Joana dos Santos Meirelles.
A sessão desta segunda-feira (13) foi iniciada pontualmente às 9h; durou 1 hora e 16 minutos; pôde ser acompanhada no canal do Tribunal de Justiça do Amazonas e teve 30 processos em sua pauta de julgamento.
Afonso JúniorFoto: Daniel D’AraújoRevisão: Joyce Tino
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSATelefones | (92) 2129-6771 / 99485-8526E-mail: [email protected]