Projeto “Integra TJAM” contempla medidas para aprimorar a segurança de servidores, magistrados, estagiários, operadores do Direito e demais cidadãos que adentram as unidades judiciárias.
O Poder Judiciário Estadual deu início à implantação do sistema de monitoramento com reconhecimento facial. A medida faz parte do projeto “Integra TJAM” e contempla medidas para aprimorar a segurança de servidores, magistrados, estagiários, operadores do Direito e demais cidadãos que adentram as unidades judiciárias.
O projeto será implantando, inicialmente, nos Fóruns Henoch Reis, Euza Naice de Vasconcelos (ambos no bairro de São Francisco) e na sede da Justiça Estadual (bairro Aleixo) e contemplará a formulação de um cadastro facial de servidores, magistrados e colaboradores que atuam no Poder Judiciário.
Nesta semana, servidores e magistrados já estão realizando o procedimento de registro de suas imagens, dentre os quais, o desembargador Yedo Simões, presidente do TJAM.
O projeto “Integra TJAM” resultou de parceria entre o Tribunal, o Instituto de Tecnologia do Norte (ITN) – que está trabalhando no desenvolvimento do sistema – e a empresa Samsung, a qual está fazendo o aporte de recursos na forma de aplicação em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento).
As primeiras câmeras do sistema já estão sendo instaladas nas três unidades prediais da Justiça e a previsão da Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação (DVTIC/TJAM) é que o projeto-piloto de expansão da nova ferramenta comece a funcionar no final do mês de março.
O novo sistema também poderá, posteriormente, ser utilizado no procedimento de marcação de ponto de servidores e em outras frentes de trabalho.
Afonso Júnior e Carlos de Souza
Fotos: Raphael Alves
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSATelefones | (92) 2129-6771 / 99485-8526E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.