As aulas iniciaram nesta semana e serão concluídas em 13 de março.
Dezoito estagiários do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), lotados nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos – Cejusc Família; Cejusc Cível e Polo Avançado Cível – iniciaram nesta semana um Curso de Conciliação e Mediação Judicial, organizado pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJAM).
A capacitação está sendo realizada na Escola de Magistratura do Amazonas (Esmam), com aulas programadas para os dias 5, 6, 11, 12 a 13 de março, e tem o objetivo de proporcionar capacitação para atuação nas sessões de Mediação e Conciliação nas respectivas unidades de atuação dos estagiários.
De acordo com a equipe do Nupemec, é fundamental a sensibilização dos jovens quanto à Política Judiciária Nacional de conflitos de interesses e o Nupemec, cada vez mais tem estado atento às necessidades do Tribunal quanto às diretrizes dessa política.
“Nada mais relevante do que proporcionar a capacitação dos nossos estagiários pois eles se encontrarão, futuramente, do outro lado da mesa de conciliação, ao lado de seus clientes, como operadores do Direito. E nada mais eficaz do que sensibilizá-los, desde agora, quanto aos benefícios pessoais e processuais da conciliação e da mediação”, explica Siglya Valente Navarro, do Nupemec.
O curso é o primeiro deste ano e está sendo lecionado em dois módulos pelas instrutoras Andrea Basilio e Ana Sofia Barbosa. O módulo teórico possui duração de 40 horas e o prático, com duração de 60 horas. Ao fim do primeiro módulo, os alunos serão encaminhados ao Nupemec para escolha da unidade onde atuarão na produção de relatórios de audiências.
Sandra BezerraFotos: Acervo do Nupemec
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSATelefones | (92) 2129-6771 / 99485-8526E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.