NOTÍCIAS DA CAPITAL

Informações confiáveis todos os dias
Informe Manaus
Search
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Tribunal de Justiça e Semed celebram acordo de cooperação técnica para realização de curso sobre Justiça Restaurativa
Share
Aa
Informe ManausInforme Manaus
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Pesquisar
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Informe Manaus > Blog > Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas > Tribunal de Justiça e Semed celebram acordo de cooperação técnica para realização de curso sobre Justiça Restaurativa
Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas

Tribunal de Justiça e Semed celebram acordo de cooperação técnica para realização de curso sobre Justiça Restaurativa

By Redação Informe Manaus 05/04/2023 7 Min Read
Share
Restaura4

Restaura4

O objetivo do curso é oferecer subsídios aos professores e gestores das escolas municipais e assessores das DDZs para aplicação de práticas de Justiça Restaurativa no ambiente escolar.






Restaura2

Restaura

Restaura3Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) assinaram nesta quarta-feira (05/04) o Acordo de Cooperação Técnica n.º 005/2023 visando à realização do Curso de Introdução à Justiça Restaurativa em escolas da rede municipal para assessores das Divisões Distritais (DDZ).

A solenidade contou com a presença da presidente da Corte, desembargadora Nélia Caminha Picanço; do juiz titular da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas (Vems) e coordenador da Central de Justiça Restaurativa (CJR/TJAM), Luís Cláudio Cabral Chaves; e da secretária municipal de Educação, Dulcinéa Ester Pereira de Almeida.

Participaram também, pela Semed, o chefe da Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage), Luís Oliveira; a chefe do Núcleo de Parcerias Institucionais (Nupi), Amanda Melo, e o coordenador do Núcleo, Ricardo Simões.

O objetivo do curso é oferecer subsídios aos professores e gestores das escolas municipais e assessores das DDZs para aplicarem práticas de Justiça Restaurativa no ambiente escolar, envolvendo toda a comunidade, famílias, alunos e as pessoas que trabalham no espaço, garantindo uma inserção social mais solidária e cidadã. Além da resolução de conflitos, a Justiça Restaurativa ajuda os jovens a terem mais empatia pelos outros e a redescobrirem a autoestima, melhorando suas relações interpessoais.

Os cursos terão carga horária de 15 horas, distribuídas entre atividades teóricas e práticas, e serão ministrados por servidores do Tribunal de Justiça do Amazonas, com formação em Justiça Restaurativa.

O plano de ação do projeto envolverá a apresentação da Justiça Restaurativa a assessores e pedagogos das DDZs em ciclos de 25 pessoas, sendo formação por DDZ. Os cursos terão duração de dois dias e, posteriormente, haverá atividades de formação a assessores da Semed (sede). A Secretaria Municipal terá a responsabilidade de oferecer o local para a capacitação e, quando se tratar da DDZ, também transporte dos instrutores do curso às comunidades selecionadas.

Uma atividade de apresentação do Justiça Restaurativa está marcada para a próxima quarta-feira (12/03), na área ribeirinha do Tarumã-Açú, para assessores distritais e pedagogos com a participação do juiz Luís Cláudio Cabral Chaves e equipe da Vems e da CJR/TJAM, com profissionais da Semed.

“Vamos apresentar a prática da Justiça Restaurativa inicialmente para as escolas ribeirinhas e depois vamos trazer para a sede do município de Manaus, considerando as zonas mais populosas da capital, primeiramente para as zonas Norte e Leste e até chegar ao Centro da cidade”, detalhou o magistrado.

O titular da Vems e juiz coordenador da CJR/TJAM destaca que o Justiça Restaurativa atua em três frentes: a prevenção nas escolas; nos processos propriamente ditos; e capacitando os profissionais da Prefeitura para que depois eles próprios sejam multiplicadores e não precisarem mais da intervenção do Tribunal de Justiça. “Quando a Justiça atua nos processos o fato já ocorreu, e com a Semed faremos a prevenção, antes que os problemas ocorram. Vamos às escolas enfrentar questões como o bullying, por exemplo, que está na origem de muitos dos atentados que ocorrem hoje nas escolas. Precisamos atuar preventivamente, utilizando as práticas restaurativas, antes que as coisas aconteçam, porque depois é um assunto para a polícia”, disse Luís Cláudio.

Parceria

Conforme a secretária municipal de Educação, Dulcinéa Almeida, a parceria entre Semed e Poder Judiciário vem em um momento onde é preciso restabelecer a ordem e a segurança no âmbito escolar e fora dele.

“A parceria entre os poderes traz, neste sentido, no momento em que nós vivemos, uma insegurança enorme não só fora das escolas como também dentro, a situação dos nossos adolescentes, dos nossos professores, da comunidade precisando que tenham informações e ações que escutem. Esse projeto aqui vem coincidir exatamente no momento em que necessitamos muito que a justiça, a ordem e a segurança sejam restabelecidas, que possamos transmitir aos alunos e à comunidade pedagógica escolar e à comunidade como um todo que nós estamos trabalhando. Agradeço muito a iniciativa do Tribunal de Justiça, da Semed através da Dage e do Nupi, que é o nosso núcleo de Psicologia, e com certeza vão sair bons frutos dessa parceria”, comentou a secretária da Semed.

Criação

A Central de Justiça Restaurativa foi criada pela Resolução n.º 17/2021, que disciplina a política judiciária de Justiça Restaurativa no âmbito do Judiciário do Amazonas, observando, entre outras diretrizes, a Resolução n.º 225/2016 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a Política Nacional de Justiça Restaurativa. De acordo com a resolução, “a justiça restaurativa constitui-se como um conjunto ordenado e sistêmico de princípios, métodos, técnicas e atividades próprias, que visa à conscientização sobre os fatores relacionais, institucionais e sociais motivadores de conflitos e violência”.

O artigo 1.º da Resolução n.º 17/2021 trata que a implementação da Política de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Amazonas será norteada pelas diretrizes de disseminação da cultura dos procedimentos restaurativos para a sociedade; formação continuada de multiplicadores e facilitadores em Justiça Restaurativa; articulação interinstitucional; fortalecimento da infraestrutura necessária e; difusão e expansão da Justiça Restaurativa.


#PraTodosVerem – a foto principal que ilustra a matéria mostra a reunião entre os representantes do TJAM e da Semed para a assinatura do acordo de cooperação técnica. A presidente da Corte, des.ª Nélia Caminha (à cabeceira da mesa, de blazer cinza), a secretária municipal de Educação, Dulcinéia Almeida (à esquerda, de blusa verde) e o juiz Luís Cláudio Chaves (à direita) estão sentados, com os demais representantes das duas instituições, em torno de uma ampla mesa de madeira As duas gestores assinam o documento que formalizou a parceria entre o Judiciário Estadual e a Semed.


Paulo André Nunes

Fotos: Raphael Alves

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 2129-6771 / 993160660

TAGGED: Amazonas, Educação, Manaus

Sign Up For Daily Newsletter

Be keep up! Get the latest breaking news delivered straight to your inbox.
[mc4wp_form]
By signing up, you agree to our Terms of Use and acknowledge the data practices in our Privacy Policy. You may unsubscribe at any time.
Share This Article
Facebook Twitter Email Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!

[mc4wp_form]

HOT NEWS

Aviso DAM

Av. Brasil, Nº 2971 - Compensa - Mapa Cep – 69036-110 Callcenter: 156 © 2012…

18/06/2012
Arthur GraC3A7aFigueiredo

Arthur sanciona lei para o resgatar R$ 400 milhões da Dívida Ativa

Arthur sanciona lei para o resgatar R$ 400 milhões da Dívida Ativa O prefeito Arthur…

02/06/2015
CrianC3A7a portal

Servidores da Semef fazem doação de brinquedos para crianças carentes

Servidores da Semef fazem doação de brinquedos para crianças carentes Os servidores da Secretaria Municipal…

09/10/2015

YOU MAY ALSO LIKE

Operação Paz: Iranduba registra 60 dias sem mortes violentas

O resultado é fruto do trabalho unificado das Polícias Civis e Militar do Amazonas FOTOS: DIVULGAÇÃO/PC-AMO município de Iranduba (a…

Governo do Amazonas
23/09/2023

PC-AM prende dupla de estelionatários em posse de diversos documentos falsos

A ação contou com apoio do Núcleo de Inteligência em Segurança Escolar (Nise) e do Departamento de Inteligência de Polícia…

Governo do Amazonas
23/09/2023

PMAM deflagra Operação Águia para reduzir índices de criminalidade

A operação inclui ações de presença policial em locais estratégicos com barreiras policiais, abordagens de veículos e reforço no patrulhamento…

Governo do Amazonas
23/09/2023

Assistência técnica e extensão rural são destaques em encontro nacional, realizado com apoio do Idam

Asbraer ressaltou a relevância do debate no Amazonas, por ter uma logística e realidade diferenciadas das encontradas nos demais estados…

Governo do Amazonas
23/09/2023
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?