Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Tribunal de Justiça do Amazonas formula e disponibiliza Carta de Serviços ao Cidadão
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas

Tribunal de Justiça do Amazonas formula e disponibiliza Carta de Serviços ao Cidadão

31/01/2020
Compartilhar

Inserida no portal do TJAM, a Carta é um instrumento de transparência e pretende indicar à sociedade de que forma ela pode acessar os principais serviços que são disponibilizados pela Justiça Estadual.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) disponibilizou nesta semana, em seu portal – www.tjam.jus.br – a “Carta de Serviços ao Cidadão”. O documento, aos moldes de uma cartilha, surge como um instrumento de transparência e pretende indicar à sociedade de que forma ela pode acessar os principais serviços disponibilizados pela Justiça Estadual.
No site do Tribunal, a Carta pode ser acessada no ícone “Transparência”, localizado na aba superior do portal, ou diretamente neste link
Apresentada ao presidente da Corte, desembargador Yedo Simões, na última segunda-feira (27), “Carta de Serviços ao Cidadão” foi elaborada pela Divisão de Planejamento do TJAM com o apoio da Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação, atendendo à Lei n.º 13.460/17, conhecida popularmente como Código de Defesa do Usuário do Serviço Público.
Ao consultar a Carta, o cidadão tem acesso, em suas primeiras páginas, à estrutura de organização da Justiça Estadual, com informações como o número atualizado de juízes, de desembargadores e de fóruns (em Manaus); da Missão, Visão e Valores do TJAM, dentre outros pontos organizacionais.
Orientando didaticamente o cidadão a como acessar os principais serviços da Justiça Estadual, a Carta indica, por exemplo, como consultar, no portal do TJAM, processos de 1.º e de 2.º Grau; pautas de sessões de julgamento do 2.º Grau; processos submetidos à sistemática de repercussão geral, de incidentes de assunção de competência e incidentes de demandas repetitivas e a como acessar endereços e telefones de Varas, setores e departamentos.
Orienta a como consultar a situação de eventuais solicitações de vias de certidão de Pessoas Naturais, de certidões judiciais de distribuição (nada consta e negativa) e certidões de indisponibilidade; a como consultar o Diário da Justiça Eletrônico (DJE), a página de Leilões, o Painel de Citações por Edital e a página específica sobre concursos públicos já realizados pela Corte e aquele(s) em vigência.
Orienta, ainda, a como acessar a Tabela de Emolumentos, as Tabelas de Custas Judiciais; a como ter acesso à Autorização de Viagem Nacional e Internacional; informações pertinentes à Adoção de crianças e adolescentes, ao Banco de Peritos e a Custas Processuais; sobre o procedimento necessário para Desarquivamento de processos judiciais; sobre Conciliação e Mediação; Guia de Depósito Judicial e Guia para Devoluções e Ressarcimento.
Indica, também, a como ter acesso aos serviços do programa Justiça Itinerante, ao e-SIC (Serviço de Informação ao Cidadão), aos Precatórios e à escala de Plantões (de 1.º e 2.º Grau).
Aos operadores do Direito, a Carta orienta a como acessar o Sistema e-SAJ e Projudi e a como ativar o sistema PUSH (permitindo ao advogado receber por e-mail as informações referentes à movimentação processual).
Em todos os tópicos, a cartilha resume os procedimentos para acessar tais serviços ou programas da Justiça Estadual, indicando à pessoa, os links específicos de cada um deles, para acesso instantâneo no site do TJAM.
De acordo com a chefe do Setor de Pesquisas Judiciárias do TJAM e uma das organizadoras da “Carta de Serviço ao Cidadão”, Mary Jane Cardoso de Queiroz, o trabalho foi organizado em aproximadamente três meses e está orientando a sociedade a como acessar serviços essenciais. “Este é um instrumento de transparência e com ele o Tribunal pretende se aproximar ainda mais dos cidadãos, disponibilizando informações atualizadas que apresentam a ele o Poder Judiciário e que facilitarão o acesso aos serviços que por ventura sejam por eles requisitados. É o resultado de um trabalho minucioso, que atende às exigências da legislação e que prima por detalhar os compromissos da Justiça Estadual para com a sociedade”, destacou Mary Jane Queiroz.

Afonso JúniorFotos: Raphael Alves
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSATelefones | (92) 2129-6771 / 99485-8526E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Estado do Amazonas, Justiça, Manaus, Tribunal de justiça do Estado do Amazonas
Redação Informe Manaus 31/01/2020 31/01/2020
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

TJAM suspende decisão do TCE-AM que impedia a realização de concurso público pela Câmara Municipal de Manaus

19/09/2024

Segunda Câmara Cível do TJAM confirma decisão que condenou o Estado a indenizar familiares de pessoa que faleceu em decorrência da crise de oxigênio ocorrida em Manaus no ano de 2021

19/09/2024

Câmaras Reunidas do TJAM concedem segurança à empresa para recolhimento de tributo em regime especial

19/09/2024

Pleno do TJAM determina que Estado adote medidas para implementação do “Conselho de Política de Administração e Remuneração de Pessoal”

19/09/2024

Escola Judicial do TJAM conclui 1.ª etapa da formação “Trilha da Migração – 2.º grau para o sistema Projudi”

19/09/2024

Tribunal de Justiça publica editais de promoção para a capital e de remoção de juízes entre comarcas do interior

04/09/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus