Solenidade foi realizada na manhã desta segunda-feira (2), no auditório d TCE.
O vice-presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Wellington José de Araújo, representou nesta segunda-feira (2) o Tribunal na solenidade de posse do novo defensor público-geral do Estado do Amazonas, Ricardo Queiroz de Paiva. A solenidade foi realizada no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) e também foi prestigiada pelo desembargador Ari Jorge Moutinho da Costa.
“Estou muito feliz por termos uma defensoria bem estruturada, esta que tem um papel fundamental para os menos favorecidos terem acesso à Justiça. Desejo uma excelente gestão para o novo defensor público, tenho ótima referências a repeito dele e de seu trabalho como defensor”, destacou o vice-presidente do TJAM, Wellington Araújo.
A eleição que sagrou Paiva como novo defensor geral foi realizada em novembro do ano passado. O mandato é de dois anos. Atual diretor de Planejamento da DPE-AM, ele substitui Rafael Barbosa, que ficou na função de defensor-geral nos últimos quatro anos. Ricardo Paiva está na instituição desde 2002. Ele trabalhou como assessor jurídico, em cargo de provimento em comissão, antes de ser empossado defensor público em 2005. Como defensor, atuou nas comarcas de Urucará, Rio Preto da Eva e Careiro da Várzea, antes de começar a trabalhar na área Cível, em Manaus, no ano de 2009.
“Comecei como estagiário, depois fui servidor e então consegui ser aprovado no concurso de defensor e hoje estou chegando no mais alto cargo da instituição. Então, para mim é uma alegria muito grande. Espero ser um instrumento para fazer com que mais pessoas sejam assistidas e tenham seus direitos garantidos”, destacou o Ricardo Paiva.
Subdefensor
Ao lado de Ricardo Paiva, o defensor Thiago Rosas ocupará o posto de subdefensor geral do Amazonas. Thiago também foi estagiário da Defensoria Pública do Estado e ingressou na carreira de defensor após ser aprovado em concurso público em 2013.
No interior, Thiago atuou nos municípios de Borba, Careiro Castanho e Silves. Atualmente, em Manaus, o defensor atua em matéria Fundiária e é o responsável pela Especializada em Atendimentos de Interesses Coletivos. Além disso, na Administração da DPE-AM Thiago atua desde 2016, no cargo de chefe de gabinete do defensor público geral.
Na mesma eleição que aclamou Ricardo Paiva como defensor geral, também foi definida a atual formação do Conselho Superior da DPE-AM. Foram eleitos os defensores: Marco Aurélio Martins Silva, Adriana Monteiro Ramos Tenuta, Danilo Germano Ribeiro Penha, Caroline Pereira de Souza, Theo Eduardo Fernandes, Felipe Figueiredo Mestrinho, Khantya Pinheiro de Miranda, Pollyana Souza Vieira.
Deborah AzevedoCom informações complementares da Ascom/DPEFotos: Raphael Alves
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSATelefones | (92) 2129-6771 / 99485-8526E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.