Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: TJAM participa de audiência pública virtual sobre proteção dos consumidores nas filas de bancos em época de pandemia
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas

TJAM participa de audiência pública virtual sobre proteção dos consumidores nas filas de bancos em época de pandemia

16/04/2020
Compartilhar

Promovida pela Defensoria Pública do Amazonas, a audiência teve o objetivo de debater formas de evitar a exposição das pessoas à transmissão do coronavírus nas filas de agências bancárias.
Nesta quinta-feira (16), o juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça do Amazonas, Alexandre Novaes, participou de audiência pública virtual promovida pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), sobre o tema “Organização e proteção dos consumidores nas filas de espera das instituições bancárias no Estado do Amazonas, em época de pandemia de covid-19”. Segundo o magistrado, foram discutidas diversas medidas a serem adotadas principalmente por conta do pagamento de auxílio emergencial que está sendo feito a parte da população brasileira e que tem ocasionado aglomerações nas portas das agências bancárias.
“Entre as medidas que foram sugeridas estão a adoção de mecanismos mais eficientes de informação nas agências, como a afixação de cartazes e utilização de sistema de som. Também se discutiu o emprego das forças públicas, como a Polícia Militar e e os agentes do órgão de trânsito, no intuito de garantir um espaçamento mínimo entre as pessoas que esperam atendimento nas filas, assim como o contingenciamento no trânsito nos arredores das agências, sobretudo em tempo de pagamento bancário. São várias as medidas que podem ser adotadas e o nosso objetivo é contribuir com representantes de diversos órgãos públicos, no sentido de encontrar uma solução para essa situação que nos aflige”, destacou o juiz Alexandre Novaes.
De acordo com o defensor público geral do Estado, Ricardo Paiva, que mediou a audiência, é necessária a imediata intervenção conjunta das instituições para atuar, de forma efetiva, na proteção da população que se aglomera nos bancos em meio à pandemia de covid-19. Para ele, o apoio na organização de filas e redução do fluxo de veículos nas vias onde as agências estão localizadas pode ser o primeiro passo para mitigar o problema.
“Sabemos que a situação não é de fácil solução, porque quem está nas filas busca um benefício para garantir o alimento para a família, em alguns casos. Unindo forças entre instituições conseguimos visualizar uma saída e esse grupo será responsável por promover e implementar soluções viáveis que sejam efetivas para evitar que pessoas continuem se aglomerando e dormindo em filas”, explicou Ricardo Paiva.
O evento reuniu representantes da DPE-AM, da capital e interior; do Ministério Público do Estado (MPE-AM) e Federal (MPF); da Polícia Militar (PM); do Instituto Estadual de Defesa do Consumidor (Procon/AM); da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (CDC/Aleam); bem como da Caixa Econômica Federal; Bradesco; Banco do Brasil S. A; Itaú e Banco da Amazônia.
As instituições assumiram o compromisso de participar do coletivo e implementar medidas, o quanto antes, para reduzir possíveis impactos causados pela aglomeração de pessoas. Entre as ações discutidas está a interdição parcial de ruas e avenidas próximas de agências bancárias; instalação de sistema de som nas agências para veiculação de mensagens para sanar dúvidas sobre benefícios; demarcação de espaços para distanciamento de pessoas; organização de filas por funcionários; além de parceria com órgãos de trânsito e de segurança. Também foi discutida a possibilidade de pedir apoio do Exército para que militares auxiliem na organização de filas fora das agências bancárias.
 
Fábio MeloRevisão de texto: Joyce Tino
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSATelefones | (92) 2129-6771 / 99485-8526E-mail: [email protected]

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Estado do Amazonas, Justiça, Tribunal de justiça do Estado do Amazonas
Redação Informe Manaus 16/04/2020 16/04/2020
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

TJAM suspende decisão do TCE-AM que impedia a realização de concurso público pela Câmara Municipal de Manaus

19/09/2024

Segunda Câmara Cível do TJAM confirma decisão que condenou o Estado a indenizar familiares de pessoa que faleceu em decorrência da crise de oxigênio ocorrida em Manaus no ano de 2021

19/09/2024

Câmaras Reunidas do TJAM concedem segurança à empresa para recolhimento de tributo em regime especial

19/09/2024

Pleno do TJAM determina que Estado adote medidas para implementação do “Conselho de Política de Administração e Remuneração de Pessoal”

19/09/2024

Escola Judicial do TJAM conclui 1.ª etapa da formação “Trilha da Migração – 2.º grau para o sistema Projudi”

19/09/2024

Tribunal de Justiça publica editais de promoção para a capital e de remoção de juízes entre comarcas do interior

04/09/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus