O general César Nardi, que está deixando o comando do CMA, estava acompanhado do general Estevam Theophilo, que ficará à frente da organização militar pelos próximos dois anos.
O Presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Yedo Simões de Oliveira, recebeu no início da tarde desta quarta-feira (22) a visita dos generais do Exército, César Augusto Nardi de Souza e Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira. No encontro, que aconteceu na Sede do TJAM, no Aleixo, o general Nardi, que está deixando o Comando Militar da Amazônia (CMA), apresentou ao presidente da Corte Estadual os agradecimentos pela parceria institucional durante todo o período em que esteve à frente da organização militar, a qual abrange os Estados do Amazonas; Roraima; Rondônia e Acre, tendo aproximadamente 20 mil militares em suas fileiras.
O general de Divisão César Nardi assumiu o comando do CMA em março de 2018, após desempenhar funções como a de comandante da Brigada de Operações Especiais do Exército e de chefe de Operações Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas.
O presidente do TJAM destacou o trabalho e a dedicação de Nardi. “O Tribunal de Justiça, historicamente, é uma instituição parceira do Exército, porque nossa região exige que as instituições atuem sempre de forma harmônica e sincronizada, com a finalidade de enfrentar e vencer todas as dificuldades e assegurar que serviços públicos de qualidade cheguem à população. Parabenizamos o general Nardi pela brilhante passagem pelo comando do CMA e damos as boas-vindas ao general Theophilo que, da mesma forma, poderá contar com a parceria institucional do Tribunal de Justiça do Amazonas”, disse Yedo Simões.
O desembargador citou, entre as parcerias que têm marcado a relação institucional do Poder Judiciário amazonesne com o Exército Brasileiro, o projeto Amazônia Conectada e, mais recentemente, as ações de cidadania voltadas para o atendimento de migrantes e refugiados que se deslocam à capital do Amazonas.
Novo comandante
Natural de Fortaleza (CE), o general de Divisão Estevam Theophilo tem 59 anos e já comandou a 10.ª Região Militar (que abrange os Estados do Piauí, Ceará e Maranhão). Durante a visita ao TJAM, o general Theophilo reforçou o convite ao desembargador Yedo Simões para a cerimônia de troca de comando, marcada para o dia 27 deste mês, no quartel general localizado na Ponta Negra, zona Oeste de Manaus e também reiterou a disposição em fomentar parcerias do CMA com o Judiciário Amazonense.
63 anos na Amazônia
O Comando Militar da Amazônia foi criado pelo presidente Juscelino Kubitschek a partir do decreto n° 40.179 de 27 de outubro de 1956 e inicialmente foi sediado em Belém (PA). Em 1969, o CMA foi transferido para Manaus e, atualmente, é composto por cerca de 20 mil militares, distribuídos nos quatro Estados que compõem a Amazônia Ocidental (Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima). O CMA é considerado um Comando Militar de Área estratégico pelo Centro de Operações Terrestres do Exército, pelo fato de ter sob sua jurisdição uma região com a maior faixa de fronteira do Brasil, são 9 mil quilômetros.
Terezinha TorresFotos: Raphael Alves
Revisão de texto: Joyce Tino