Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Presidente do TJAM determina prazo para que Estado apresente documentos da locação do espaço onde funcionará hospital avançado para tratamento do Covid-19
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas

Presidente do TJAM determina prazo para que Estado apresente documentos da locação do espaço onde funcionará hospital avançado para tratamento do Covid-19

17/04/2020
Compartilhar

Decisão do desembargador Yedo Simões não impede o Governo do Estado de dar continuidade à estruturação do hospital público, que deve entrar em funcionamento para atender emergencialmente a população.
O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Yedo Simões, intimou o Estado do Amazonas para que apresente, no prazo de cinco dias, o contrato e o cumprimento das formalidades legais para a locação do espaço privado onde funcionará o hospital público Nilton Lins.
A decisão também intima o Estado a comprovar que os valores gastos na locação da unidade hospitalar compreendem todos os equipamentos necessários ao cuidado com pacientes da covid-19, em especial respiradores.
Em sua decisão, o desembargador Yedo Simões, contudo, não impede o Governo do Amazonas de dar continuidade à estruturação do hospital público, que deve entrar em funcionamento para atender emergencialmente a população, neste período de pandemia, ocasionada pela proliferação do coronavírus.
O documento de locação, cuja publicidade foi exigida pelo desembargador, deve abranger as formalidades legais em atendimento aos ditames da Lei n.º 8.666/1993 e da Lei n.º 13.979/2020.
Conforme o desembargador, “compete ao Estado, portanto, a regularização do procedimento de contratação, com sujeição a todas as normas pertinentes à dispensa de licitação em situação de emergência pública, especialmente no que tange à justificativa da contratação e à fixação do preço, com a feitura do projeto básico pertinente e a devida formalização dessas etapas, desaguando na celebração do contrato e em esforços para dar publicidade a todos esses documentos”, frisando que a referida decisão, pelo menos neste momento, não derruba a liminar proferida pelo Juízo da 5.ª Vara da Fazenda Pública, proferida no mesmo processo, nesta semana.
Conforme o desembargador Yedo Simões, neste momento de grave crise e calamidade pública, quando há iminência de colapso da rede hospitalar, pública e privada, parece razoável que o Estado recorra à locação de imóveis particulares “desde que isso atenda às estritas normas de manejo das verbas públicas em situações excepcionais e venha acompanhada de transparência nas razões da contratação, sob pena de risco reverso ao interesse público em claro prejuízo ao erário pelo mau uso de verbas públicas”, apontou o magistrado.
Na decisão proferida na quinta-feira, o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas destacou que não há decisão judicial que impeça o ingresso do Estado nas instalações do Hospital Nilton Lins, contendo tão somente a vedação à efetivação de pagamento em favor do locatário.
Segundo o magistrado, não há, ao menos neste momento inicial, ordem judicial que possa causar lesão à ordem, à economia e à saúde pública, mantendo-se imperioso o início das atividades do hospital Nilton Lins.
Na decisão, o desembargador também determinou que seja comunicado ao Conselho Nacional de Justiça a respeito da decisão, por discutir matérias relacionadas diretamente à covid-19, por força do art. 4.º da Portaria n.º 57/2020-CNJ.
A decisão do desembargador Yedo Simões se deu após um pedido feito pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) nos autos da Ação Popular n.º 0650287-29.2020.8.04.0001.
 
Carlos de SouzaFoto: Raphael Alves
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSATelefones | (92) 2129-6771 / 99485-8526E-mail: [email protected]
 

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Economia, Estado do Amazonas, Governo do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Justiça, Tribunal de justiça do Estado do Amazonas
Redação Informe Manaus 17/04/2020 17/04/2020
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

TJAM suspende decisão do TCE-AM que impedia a realização de concurso público pela Câmara Municipal de Manaus

19/09/2024

Segunda Câmara Cível do TJAM confirma decisão que condenou o Estado a indenizar familiares de pessoa que faleceu em decorrência da crise de oxigênio ocorrida em Manaus no ano de 2021

19/09/2024

Câmaras Reunidas do TJAM concedem segurança à empresa para recolhimento de tributo em regime especial

19/09/2024

Pleno do TJAM determina que Estado adote medidas para implementação do “Conselho de Política de Administração e Remuneração de Pessoal”

19/09/2024

Escola Judicial do TJAM conclui 1.ª etapa da formação “Trilha da Migração – 2.º grau para o sistema Projudi”

19/09/2024

Tribunal de Justiça publica editais de promoção para a capital e de remoção de juízes entre comarcas do interior

04/09/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus