As alterações de layout e a readequação de atalhos foram planejados para tornar mais intuitivo e simplificado o acesso do público às informações do órgão.
O site da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ-AM), cujo link está localizado na aba superior do portal do Tribunal de Justiça do Amazonas ( www.tjam.jus.br), foi atualizado a pedido do corregedor-geral de Justiça, desembargador Lafayette Vieira Júnior, para disponibilizar aos públicos interno e externo mais informações e serviços sobre o órgão. As mudanças realizadas pela Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação (DVTIC), em parceria com a Assessoria de Comunicação da CGJ, foram estéticas e estruturais de maneira a facilitar o acesso da população aos serviços da CGJ-AM.
Na página inicial foi adicionado um “Acesso Rápido”, onde constam alguns dos itens mais procurados pelo público que visita o site da CGJ/AM, como: o formulário de Atendimento Pré-Processual para registro de reclamações quanto ao trâmite de processo; informação sobre o cartório plantonista para emissão de certidão de óbitos nos finais de semana e feriados; endereços físicos e virtuais dos cartórios extrajudiciais da capital e interior do Amazonas; consulta de certidões judiciais, onde qualquer cidadão brasileiro pode confirmar a existência ou inexistência de pendências com a Justiça; tabela de preços dos serviços realizados pelos cartórios extrajudiciais; todos os Provimentos editados pela CGJ-AM a partir do ano 2000. Além disso, a segmentação dos atalhos fez com que alguns tópicos ganhassem destaque na página, como o Formulário “Quero Conciliar”, que permite à parte de uma ação manifestar, a qualquer tempo, o interesse em resolver o litígio por meio do acordo judicial.
A grande novidade fica por conta do organograma interativo da CGJ/AM, que facilita a compreensão da hierarquia e da competência de cada setor. Com apenas um clique é possível conferir detalhes sobre cada uma das atribuições e informa de contato.
Dentre as alterações de layout, o destaque fica por conta do uso predominante da cor azul-marinho que também está presente no logotipo da Corregedoria, diferenciando-se da estética anterior cuja tela monocromática tornava a leitura mais cansativa.
De acordo com a secretária da Corregedoria, Joseane Nobre, as mudanças foram feitas para aproximar público e instituição. “O que buscamos foi tornar o site uma ferramenta útil que facilite o relacionamentos do usuário com o órgão correcional do TJAM . Além de criar um ambiente virtual visualmente agradável e dinâmico, também melhoramos o acesso à informação, valorizando todos os serviços de interesse geral”, destacou.
Para acessar o portal da CGJAM, clique aqui
Texto e fotos: Dora Paula
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSATelefones | (92) 2129-6771 / 99485-8526E-mail: [email protected]