Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Combate à exploração ilegal de madeira na Amazônia é tema de reunião do MPF com MMA, Ibama e órgãos ambientais
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Ministério Público Federal do Amazonas

Combate à exploração ilegal de madeira na Amazônia é tema de reunião do MPF com MMA, Ibama e órgãos ambientais

18/12/2020
Compartilhar

O Ministério Público Federal (MPF) participou de reunião com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o secretário da Amazônia e Serviços Ambientais do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Joaquim Leite, o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Eduardo Bim, o diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Juliano Valente, o superintendente da Polícia Federal no Amazonas, Alexandre Saraiva, e o Procurador do Ministério Público de Contas Ruy Marcelo.

O encontro, realizado na sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) na tarde do último dia 16, foi conduzido pelo procurador da República Leonardo de Faria Galiano e pelo coordenador da Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do MPF (4CCR/MPF), subprocurador-geral da República Juliano Baiocchi.

Entre as principais pautas da reunião esteve a adoção de medidas para combater a exploração ilegal de madeira na Amazônia, situação apurada pela Operação Arquimedes, conduzida pelo MPF no Amazonas e pela Polícia Federal em atuação conjunta com outros órgãos de fiscalização.

A integração dos sistemas de controle da origem de produtos florestais foi apontada como uma das medidas que contribuem para a prevenção das fraudes no comércio da madeira. Atualmente, Pará e Mato Grosso utilizam o Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (Sisflora). Foi determinado que este sistema deve ser integrado ao sistema Documento de Origem Florestal (DOF) – como já definido no Código Florestal de 2012 – no prazo de 90 dias, sob pena de suspensão dos créditos de madeira destes estados.

Outro ponto debatido foi a recomendação conjunta do MPF, da Polícia Federal e do Ministério Público de Contas do Estado do Amazonas para o cancelamento de licenças para extração de madeira concedidas a empresas envolvidas na Operação Arquimedes. O Ministério do Meio Ambiente assumiu o compromisso de criar um mecanismo de controle de profissionais responsáveis pela elaboração de planos de manejo e documentos técnicos. Caso seja identificado o envolvimento do engenheiro florestal em ilicitudes – como os casos descobertos pela Operação Arquimedes, que resultaram em inúmeras prisões e outras medidas cautelares pessoais envolvendo investigados implicados – o Ibama deverá promover a suspensão cautelar dos planos de manejo elaborado pelo profissional.

Operação Arquimedes e desmatamento na Amazônia – Durante o encontro, também foram discutidos os resultados da Operação Arquimedes e o impacto da repressão à exploração ilegal de madeira e os índices de desmatamento na Amazônia.

Dados do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgados no último dia 11, apontam uma queda de 45% no desmatamento na Amazônia Legal em novembro deste ano, em comparação com o mesmo mês em 2019.

Como desdobramento da atuação da Operação Arquimedes, o MPF tem articulado a assinatura de um acordo de cooperação técnica com a União, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Polícia Federal), do MMA (Ibama), do Ministério da Economia (Receita Federal do Brasil), para fortalecer a fiscalização ambiental nos portos brasileiros, como parte do esforço integrado de combate à exploração ilegal de madeira. Informações levantadas pelo MPF revelaram redução do trânsito de madeiras ilegais pelos portos alfandegados de Manaus nos anos de 2019/2020, a indicar o possível sucesso da estratégia inicial e o redirecionamento de exportações de madeira ilegal para outras logísticas de transporte e escoamento.

O objetivo é que os diversos ministérios possam construir juntos soluções estruturais de atuação descentralizada, eficiente e efetiva, reproduzindo em outros estados a articulação iniciada no Amazonas, no curso da Operação Arquimedes.

Proteção do ipê – A necessidade de inclusão do ipê na lista de espécies florestais ameaçadas de extinção ou em situação de alerta da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção (Cites, na sigla em inglês) – tratado internacional que reúne 183 países e do qual o Brasil é signatário desde 1975 – também fez parte da pauta.

A medida é objeto de procedimento do MPF no Amazonas. Dados consolidados da Operação Arquimedes, que apura a exploração ilegal de madeira na Amazônia, indicam que o ipê é a espécie mais explorada da região. O Ministério do Meio Ambiente, o Ibama, o Jardim Botânico do Rio Janeiro e outras instituições estão levantando os dados e identificando os estudos sobre o tema para atender às requisições do MPF, que deverão subsidiar as providências adotadas pelo órgão. O posicionamento informado pela presidência do Ibama na reunião foi no sentido de que o Brasil tem até o final de 2021 para deliberar sobre o tema. Com as informações a serem prestadas e cópias de documentos ao MPF, a qualificação técnica ou eventual necessidade de produção de mais estudos serão analisados, bem como a urgência de reforço do sistema protetivo dessa espécie florestal. Debateu-se ainda sobre a relevância de realização de um tabelamento mínimo do valor do Ipê para comercialização, visando a transformação do atual consumo possivelmente predatório em exploração sustentável, com observância dos preceitos legais do Código Florestal e normativos específicos.

Confira as informações resumidas envolvendo a exportação do Ipê para mercados consumidores estrangeiros.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Economia, Estado do Amazonas, Fiscalização, Manaus, Meio Ambiente, Ministério Público, MPF-AM, Polícia, Polícia Federal, Procuradoria da República no Amazonas, Segurança Pública
Redação Informe Manaus 18/12/2020 18/12/2020
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Atuação do MPF em Tabatinga durante a pandemia marca depoimento da procuradora da República Aline Morais

30/08/2024

PORTARIA Nº 189

29/08/2024

PORTARIA Nº 187

28/08/2024

MPF publica versões em inglês e em linguagem simples de recomendação para suspensão de crédito de carbono/REDD+

28/08/2024

Explicação em linguagem simples – Recomendação nº 1/2024 – REDD

28/08/2024

Legal Recommendation No. 01/2024 – REDD

28/08/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus