Coordenada pelo Subcomitê de Logística Sustentável, campanha arrecadou 300 presentes, entre roupas e calçados.
O Subcomitê de Logística Sustentável promoveu, no último dia 12, a entrega de presentes arrecadados pela “Campanha Natal Solidário do Tribunal de Justiça do Amazonas”, direcionada aos idosos institucionalizados da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT), que funciona no bairro Nossa Senhora das Graças.
A campanha consistiu na entrega de cartas personalizadas com o pedido de cada idoso da casa, sendo a adesão por setor e/ou por servidores individualmente. A iniciativa arrecadou, nos 15 dias de duração, 300 presentes (roupas e calçados) para 150 idosos institucionalizados na FDT.
Para Jéssica Oran, assistente social do TJAM, o evento de entrega foi o momento de agradecer pela participação dos servidores da Justiça, que abraçaram a ideia. “A iniciativa de presentear os idosos aqui na Fundação Doutor Thomas foi do nosso presidente do comitê, desembargador Delcio Santos. Agradecemos aos servidores que contribuíram para essa ação social, pois cada um doou, em forma de presente, o seu carinho para esses idosos”, disse Jéssica.
A assistente social também agradeceu à diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho. “Nossa gratidão também à presidente da Fundação Doutor Thomas, dra. Martha Moutinho, pelo engajamento e pelo belo trabalho que faz à frente da instituição
A diretora-presidente da FTD, Martha Moutinho, festejou a parceria da instituição com o Poder Judiciário. “Estamos muito felizes em ter o Tribunal de Justiça do Amazonas como parceiro, como amigo do idoso. Um órgão público de tamanha importância, que direcionou o seu olhar carinhoso especialmente nessa época do Natal para Fundação Doutor Thomas”, disse Martha Moutinho.
A diretora-presidente da FDT destacou que esse tipo de ação está integrada à programação de Natal da casa. “Promovemos uma semana de programação de Natal com várias instituições que vêm trazer seu carinho através, não só de doações, mas também de apresentações de coral, realização de almoços. Também preparamos confraternizações onde os familiares dos idosos são convidados a vir trazer seu abraço natalino”, explica Martha.
A atenção do público externo é bem recebida pelos idosos, como Salete Machado, de 81 anos, dos quais 26 são de internalização na FDT. Sassá, como é chamada carinhosamente, aprovou a iniciativa do TJAM. “Achei maravilhoso. Adoro quando vêm esses eventos pra cá, acaba a monotonia, um fala pra cá, outros falam pra lá, eu gosto desse burburinho. Tenho seis filhos, mas não quero morar com nenhum, prefiro ficar aqui”, explica a idosa.
Muitos idosos, tendo ou não familiares, preferem estar na FDT, devido ao tratamento que recebem. É Assim a história dos irmãos Amazonina Chaves, 89 anos, e José Rodrigues Chaves, 84, que são os únicos que restaram do total de nove irmãos e cujos poucos sobrinhos estão em vários lugares “lá fora”, como dona Amazonina denomina o mundo fora da Fundação Doutor Thomas, onde passou a viver há cinco anos. “Eu vim pra cá porque já morreram todos da minha família, sobramos somente eu e meu irmão. Eu vivia na casa de uma sobrinha que mora sozinha em um barraco. Dormia no chão porque não tinha lugar para uma cama, para armar uma rede. Não tinha espaço. Aí eu mesma pensei: vou arrumar um lugar e aí eu vim pra cá. Me receberam muito bem e sou tratada como rainha aqui e estou muito feliz”, afirma a idosa.
Seu José, está vivendo há apenas um mês na Fundação Doutor Thomas, a convite de dona Amazonina. “Estou muito contente com esses presentes da Justiça e me sentindo bem. Estou sem palavras porque essa comunidade me acolheu e faz muitas coisas boas por mim e por todos aqui”, disse seu José.
Sandra BezerraFotos: Daniel D’AraújoRevisão de texto: Joyce Tino
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSATelefones | (92) 2129-6771 / 99485-8526E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.