Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Justiça Estadual promove audiências concentradas em abrigos de acolhimento na cidade de Manaus
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas

Justiça Estadual promove audiências concentradas em abrigos de acolhimento na cidade de Manaus

22/10/2019
abrigo 01
Compartilhar

Com a Jornada de Audiências Concentradas, Coordenadoria da Infância e Juventude e Juizado da Infância e Juventude Cível dão celeridade a ações judiciais de crianças e adolescentes atendidos por unidades de acolhimento.
 O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (COIJ) e Juizado da Infância e Juventude Cível, está realizando uma nova etapa da Jornada de Audiências Concentradas com visitas a abrigos de acolhimento na cidade de Manaus para dar celeridade a ações judiciais de crianças e adolescentes por eles atendidos.
Para alcançar os objetivos pretendidos, nesta etapa da Jornada, a juíza coordenadora da Infância e Juventude, Rebeca de Mendonça Lima, e equipe, estão analisando processos de aproximadamente 195 crianças e adolescentes, ao proceder visitas aos abrigos Casa Mamãe Margarida, Lar Batista Janell Doyle, Abrigo Nacer, Abrigo Moacyr Alves, Abrigo Infantil Monte Salém, O Pequeno Nazareno, Abrigo Coração do Pai e Casa Vhida.
De acordo com a juíza Rebeca de Mendonça Lima, a iniciativa esta prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e vem sendo cumprida com rigor pela Justiça Estadual. “As audiências concentradas estão previstas no ECA e também há uma resolução do CNJ que indica a necessidade de realizá-las duas vezes ao ano. Por meio dessas audiências, analisamos cada um dos processos, tendo a intenção de contribuir para recolocação destas crianças e adolescentes no seio familiar, ou intermediando processos de adoção”, indicou a magistrada.
Nesta semana, um dos abrigos visitados foi a o Abrigo Nacer, localizado no Conjunto Castelo Branco, no bairro Parque 10, onde foram analisados processos de 20 crianças e adolescentes. Nesta mesma semana serão ainda visitados os abrigos “O Pequeno Nazareno” e “Casa Vhida”.
No Amazonas, as Jornadas de Audiências concentradas são promovidas em duas fases, onde, na primeira fase, ocorre a atuação dos profissionais do Juizado da Infância e da Juventude Cível e em sua segunda fase, com ações da Coordenadoria da Infância e da Juventude – incluindo a presença da magistrada titular da Infância e da Juventude, Rebeca de Mendonça Lima, além de participação do Ministério Público Estadual (MPE) e Defensoria Pública do Estado (DPE).
A Jornada das Audiências Concentradas é desenvolvida pela Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas e sua execução é realizada pelo Juizado da Infância e da Juventude Cível, a partir de uma inovação trazida pela Lei de Adoção 12.010/2009, disposta no § 1º, Artigo 19 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que aperfeiçoou a sistemática da garantia do Direito à Convivência Familiar.
A Jornada, conforme seus organizadores, configuram-se como um importante instrumento em prol da situação pessoal, processual e procedimental das crianças e adolescentes institucionalmente acolhidos, visto que, seu objetivo precípuo é acelerar a provisoriedade da medida do acolhimento, buscando soluções plausíveis a cada caso.
São objetivos da Jornada, dar celeridade à provisoriedade da medida de proteção de acolhimento institucional; analisar a situação pessoal, processual e procedimental de cada criança ou adolescente acolhido; assegurar a integração familiar do acolhido, seja na família natural, extensa ou ampliada.

Déborah AzevedoFotos: Chico Batata
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSATelefones | (92) 2129-6771 / 99485-8526E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Estado do Amazonas, Justiça, Legislação, Manaus, Região Norte do Brasil, Tribunal de justiça do Estado do Amazonas
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

TJAM suspende decisão do TCE-AM que impedia a realização de concurso público pela Câmara Municipal de Manaus

19/09/2024

Segunda Câmara Cível do TJAM confirma decisão que condenou o Estado a indenizar familiares de pessoa que faleceu em decorrência da crise de oxigênio ocorrida em Manaus no ano de 2021

19/09/2024

Câmaras Reunidas do TJAM concedem segurança à empresa para recolhimento de tributo em regime especial

19/09/2024

Pleno do TJAM determina que Estado adote medidas para implementação do “Conselho de Política de Administração e Remuneração de Pessoal”

19/09/2024

Escola Judicial do TJAM conclui 1.ª etapa da formação “Trilha da Migração – 2.º grau para o sistema Projudi”

19/09/2024

Tribunal de Justiça publica editais de promoção para a capital e de remoção de juízes entre comarcas do interior

04/09/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus