A ação foi realizada no Centro Social Roger Cunha sob a coordenação da desembargadora Socorro Guedes.
No último sábado (13), o Grupo Direito e Fraternidade no Amazonas, que tem a coordenação da desembargadora Socorro Guedes Moura, realizou mais de 300 atendimentos durante a ação de cidadania no Centro Social Roger Cunha, no bairro Coroado, Zona Leste de Manaus. A atividade contou com a parceria da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (CDC/Aleam); da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e com o apoio da Escola da Magistratura do Amazonas (Esmam).
Foram oferecidos de maneira gratuita atendimentos jurídicos; de saúde, incluindo clínico geral, fisioterapeuta, dentista, nutricionista, psicólogo; foi disponibizado cabeleireiro e atividade recreativa com as crianças e também a emissão de documentos, como carteira de identidade, agendamento para a retirada da carteira de trabalho, cadastro de emprego, entre outros.
No ônibus da Justiça Itinerante, que esteve estacionado no local, sob a coordenação da Juiza Vanessa Leite Mota, um caso chamou a atenção. Foi o reconhecimento de paternidade de um adolescente de 14 anos. O pai do menino, o pastor evangélico Antônio da Silva Souza, disse que tentava há anos o reconhecimento, mas sem sucesso. “O atendimento que nós tivemos aqui surpreendeu com a agilidade e eficácia. Quero agradecer à juíza Vanessa que nos recebeu em pleno sábado e realizou o sonho de toda a família”, destacou o pastor.
A desembargadora Socorro Guedes, que coordena o Grupo Direito e Fraternidade no Amazonas, parabenizou o trabalho dos voluntários no projeto. “Agradeço a cada um dos voluntários que ajudaram a levar mais cidadania a várias pessoas e sinto que nós, do grupo Comunhão e Direito, demos um grande passo em busca da construção da sociedade que buscamos – mais fraterna – porque no momento em que cada um faz a sua parte, o mundo se torna melhor”, disse a Magistrada.
A equipe da CDC/Aleam, além das orientações jurídicas relacionadas ao consumidor, à conciliação e aos registros de reclamação, distribuiu cartilhas de defesa do consumidor durante a ação. Para o presidente da CDC/Aleam, deputado estadual João Luiz (PRB), as parcerias são importantes na realização de ações conjuntas, cujo foco é garantir benefícios à população. “Essas ações, além de aproximar os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário da sociedade, trazem até a população serviços básicos, como emissão de RG, carteira de trabalho e também a oportunidade de negociar e quitar dívidas com concessionárias de água, energia e telefonia. Quando unimos forças e muita vontade de trabalhar, o resultado é sempre positivo”, destacou o parlamentar.
Mais de 40 jovens e adultos da comunidade receberam o certificado de participação nas oficinas de Educação e Direito, durante o encerramento do projeto no Centro Social Roger Cunha Rodrigues. Em cada oficina do projeto, desenvolvido pelo Grupo Direito e Fraternidade no Amazonas, formado por advogados, professores e acadêmicos de Direito, discutiu-se um assunto relacionado à cidadania.
Na última oficina foi discutido “O Princípio da Fraternidade”, com a advogada Cristiane Ganda, que apresentou um resgate histórico deste princípio e sua aplicação na vida cotidiana.“Após o resgate histórico do Princípio da Fraternidade, apresentamos a rede internacional Comunhão e Direito e o Movimento dos Focolares, com sua fundadora Chiara Lubich, que nos inspiraram a buscar uma aplicação humanista do Direito através da fraternidade”, comentou a advogada.
Fábio Melo
Revisão de texto: Joyce Tino
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771 / 99485-8526
E-mail: [email protected]