Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Ação integrada entre órgãos contribui para redução da taxa de ocupação das unidades de internação socioeducativas no Estado  
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
tjam

Ação integrada entre órgãos contribui para redução da taxa de ocupação das unidades de internação socioeducativas no Estado  

13/07/2019
Vems2
Compartilhar

Um levantamento recente feito pelo jornal Folha de S.Paulo, apontou que o Amazonas tem, hoje, a menor taxa de ocupação nesse sistema.


Vems2A ação integrada da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas (VEMS), do Tribunal de Justiça do Amazonas, com órgãos como a Defensoria Pública, o Ministério Público e o Governo do Amazonas tem contribuído para reduzir o número crianças e adolescentes infratores em regime de internação. De acordo com o juiz Luís Cláudio Chaves, titular da VEMS, a estratégia de realização das audiências concentradas nos próprios estabelecimentos de internação tem sido fundamental para que o Estado esteja, hoje, com a menor taxa de ocupação do País, quando se trata dessas unidades de cumprimento de medida socioeducativa em meio fechado.

Vems4“Um levantamento recente, feito pelo jornal Folha de S.Paulo junto aos Governos Estaduais mostrou a situação crítica experimentada por alguns Estados no que diz respeito à superlotação de suas unidades socioeducativas. O quadro mais crítico, conforme o levantamento, é o do Rio de Janeiro, com uma taxa de ocupação de 187%. O Amazonas possui a menor taxa – 48% – no conjunto de unidades da federação que prestou informações à reportagem”, destacou o juiz Luís Cláudio.

VemsRealizado no período de 11 a 26 de junho deste ano, o levantamento feito pela Folha de S.Paulo aponta que ao menos 11 Estados enfrentam o problema da superlotação no sistema socioeducativo.

Vems3“A metodologia das audiências concentradas visa a favorecer o atendimento processual em tempo correto; atualizar periodicamente as informações processuais e pessoais dos adolescentes; dar oportunidade ao socioeducando de se manifestar no processo numa aproximação maior com o juiz e os representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública; contribuir para a diminuição da superlotação nas unidades socioeducativas, entre outros aspectos”, explica o magistrado.

O acompanhamento in loco feito por esta equipe vem sendo fundamental, segundo o juiz Luís Cláudio, no processo de redirecionamento dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. “É importante fazermos essa leitura, junto ao adolescente, à família dele e ao técnico que emite o parecer sobre sua internação. Muitas das vezes esse parecer é modificado na audiência, que tem uma dinâmica muito maior. Aquilo que exigiria muitas fases processuais é feito aqui, na hora, nessa audiência, permitindo uma interação muito maior e um resultado muito melhor”, afirma o juiz. Para ele, a atuação do Sistema de Justiça em parceria com a equipe da instituição vem contribuindo, decisivamente, para baixar os índices de internação e reincidência de jovens que tenham cometido delitos.

Para a promotora de Justiça Luissandra Chíxaro de Menezes, os critérios para a concessão da progressão da medida em cumprimento são rigorosos, todavia, ela salientou que esse resultado positivo do Amazonas vem por meio daquilo que é objetivo principal das audiências e das medidas socioeducativas: a ressocialização das pessoas. “O objetivo primeiro é a ressocialização; a reintegração à família; à escola para o menor aprendiz, para que ele leve uma vida na normalidade. A última medida é a internação, então, seguimos firmes nesse propósito. O Ministério Público, quando se trata de infância e Juventude, não tem a visão de promotor acusador, que quer a condenação a todo custo, a nossa visão é realmente socioeducativa, pois a infância e a juventude são a base da nossa sociedade”, destacou a promotora.

Segundo a defensora pública Juliana Lopes, o diferencial tem sido acompanhar in loco a situação de cada criança e adolescente infrator juntamente a uma equipe multidisciplinar para redirecioná-los, evitando a internação. “A Defensoria Pública da Execução da Medida Socioeducativa foi criada há três anos e, desde então, estamos fazendo visitas mensais em todas as unidades de internação. Acompanhando realmente o adolescente para saber da evolução e questionando as unidades, não só para mandar o relatório a cada seis meses. Procuramos saber como estão os parentes deles, as visitas, quais os problemas de saúde que eles têm. Isso tudo dentro do sistema faz com que este adolescente realmente se ressocialize e, assim, baixamos o índice de reincidência”, complementou a defensora.

A secretária de Estado de Justiça Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Caroline Braz, explica que essa integração do Poder Judiciário à Rede de Medidas Socioeducativas tem facilitado todo esse trabalho e evita a medida extrema que é a internação. “As audiências concentradas são uma oportunidade de termos o contato com os adolescentes, com as famílias deles, com os técnicos e psicólogos que os acompanharam, para saber de fato o que foi que aconteceu e, assim, conseguimos dar o redirecionamento para o melhor local, pois a internação é uma medida excepcional. Além, é claro, a realização de outros projetos dentro das Unidades de internação que trabalham a ressocialização tem contribuído para que eles saiam mais rápido do sistema”, frisou a secretária.

 

Deborah Azevedo

Fotos: Chico Batata

DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771 / 99485-8526
E-mail: [email protected]

 

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Cidadania, Direitos Humanos, Educação, Estado do Amazonas, Estado do Rio de Janeiro, Governo do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Justiça, Região Sudeste, Saúde, Tribunal de justiça do Estado do Amazonas
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Semana JC3BAri2.6
tjam

2.ª Semana do Mutirão do Júri tem início com sessões de julgamento em seis locais e com 120 processos pautados

15/07/2019
Fraternite7
tjam

Grupo Direito e Fraternidade no Amazonas realiza mais de 300 atendimentos em comunidade carente no Coroado, Zona Leste de Manaus.

15/07/2019
Juiz Saulo Goes e a equipe do Projeto de RemiC3A7C3A3o de Pena por meio da Leitura
tjam

Projeto desenvolvido pela 1.ª Vara de Itacoatiara está entre os selecionados para disputar o Prêmio Innovare deste ano

15/07/2019
ECA 2
tjam

COIJ esclarece mitos e verdades sobre o ECA, que completa 29 anos nesta semana

13/07/2019
ECA cartaz
tjam

Coordenadoria da Infância e Juventude lança campanha informativa para marcar os 29 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

13/07/2019
Juiz Roger
tjam

Juiz Roger Almeida aborda exploração do trabalho infantil e profissionalização de adolescentes em palestra para funcionários de empresa agropecuária

12/07/2019
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus