O vereador Chico Preto (PMN) propôs, durante a sessão plenária desta quarta-feira (27) na Câmara Municipal de Manaus (CMM), a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o aumento coordenado nos preços dos combustíveis nos postos da cidade. De acordo com o parlamentar, é dever dos vereadores atuarem nesta pauta que é “constrangedora para cidade”. Para a instalação da CPI são necessárias 14 assinaturas.
“Se nós (Câmara Municipal de Manaus) ficarmos calados sobre esse acontecimento na cidade de Manaus, o recado que estaremos dando é de que não estamos nem aí para o assunto. O caminho é unir esforços junto aos órgãos de defesa do consumidor no enfrentamento desta questão, a fim de sabermos se esses aumentos injustificáveis são oriundos da formação de um cartel ou não”, afirmou o vereador.
Chico Preto destacou, ainda, que o aumento no preço dos combustíveis pode embasar uma possível justificativa da Prefeitura para aumentar a tarifa do transporte coletivo.
“O aumento no preço dos combustíveis refletirá numa série de serviços, em especial o transporte coletivo. Não é tão difícil prever que a Prefeitura de Manaus já faz a gestação do aumento da tarifa do transporte coletivo, em função desse aumento injustificável”, alertou.
Tramitação
O Requerimento de instalação da CPI foi enviado ao gabinete de todos os vereadores e para ser aprovado precisa de, no mínimo, 14 assinaturas para ser protocolado na Mesa Diretora da CMM.