Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz integra rede nacional de hospitais inteligentes do SUS com projeto de UTIs digitais
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz integra rede nacional de hospitais inteligentes do SUS com projeto de UTIs digitais

18/11/2025
Compartilhar
Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz passa a integrar REDE nacional de hospitais inteligentes e UTIs conectadas do SUS.

O Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, do Amazonas, foi incluído entre as 14 unidades que passam a compor a REDE nacional de hospitais e serviços de saúde inteligentes e medicina de alta precisão do SUS, conforme anúncio do Ministério da saúde nesta terça-feira (18/11), em Brasília (DF). A unidade integra o Complexo Hospitalar Norte, junto com a UPA Campos Sales, e chega ao programa após expansão de serviços e investimentos iniciados em 2019.

Entrada na REDE nacional

O anúncio em Brasília inseriu o Delphina Aziz no eixo de UTIs inteligentes do programa federal Agora Tem Especialistas. Segundo o Ministério da saúde, o projeto reúne tecnologia avançada, alta especialização e cooperação internacional para modernizar o atendimento público. As unidades contempladas deverão usar infraestrutura digital, incluindo inteligência artificial, big data, telemedicina e monitoramento remoto, para integrar equipamentos e sistemas de informação.

“O que anunciamos é resultado dos investimentos que temos realizado na saúde estadual e do esforço dos profissionais que atuam na REDE, tendo o Hospital Delphina Aziz como um modelo padrão que estamos levando para outras unidades. O nosso objetivo é continuar trabalhando para expandir esse modelo em outros hospitais da REDE pública”, afirmou o governador Wilson Lima.

Financiamento e eixo de atuação

O projeto conta com financiamento de R$ 1,7 bilhão viabilizados por meio da cooperação com o Banco dos BRICS. Os recursos serão usados em obras, equipamentos e novas tecnologias. O programa federal está dividido em três eixos: a construção do Instituto Tecnológico de Emergência do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP); a implantação de 14 UTIs automatizadas interligadas nas cinco regiões; e a modernização de hospitais para atuarem como unidades de excelência da REDE pública.

UTIs inteligentes e integração tecnológica

O Delphina Aziz fará parte do eixo de UTIs inteligentes, que prevê 14 hospitais interligados com serviços totalmente digitais, monitoramento contínuo e integração entre equipamentos e sistemas de informação. A tecnologia terá papel na previsão de agravos, no apoio a decisões clínicas, na otimização de avaliações e na troca de conhecimento entre especialistas em diferentes regiões. As unidades também estarão conectadas a uma central de pesquisa e inovação.

A secretária de saúde do Amazonas, Nayara Maksoud, afirmou que a inclusão do hospital confirma reconhecimento nacional. “O Delphina se tornou uma potência do SUS com os investimentos e a determinação do governador Wilson Lima de colocar toda a sua capacidade operacional para funcionar. É uma unidade que avançou muito em tecnologia e modernização da sua gestão, estando pronta para o NOVO desafio”, disse.

Histórico e ampliação da capacidade

Inaugurado em 2014 com atendimento inicial apenas para urgência e emergência, o Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz passou por ampliação a partir de 2019. O número de leitos saiu de 35, em 2018, para os atuais 362, aumento de 908,6%. A unidade é apontada como referência no Norte em serviços de média e alta complexidade.

O hospital é referência em transplantes de rins e de fígado, realiza cirurgias de média e alta complexidade, entre elas o implante coclear, e mantém tratamentos especializados. Também abriga o maior Parque Diagnóstico do Norte do Brasil.

Assuntos nesse artigo:

#hospitaldelphina, #delphinarinaldiabdelaziz, #sus, #utisinteligentes, #ministeriodasaude, #wilsonlima, #nayaramaksoud, #transplantes, #amazonas, #brasilia, #upacampossales, #complexohospitalarnorte, #bancodosbrics, #agoratemespecialistas, #telemedicina, #inteligenciaartificial, #bigdata, #monitoramentoremoto, #parquediagnostico, #altacomplexidade

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Detran-AM entrega kits de segurança a 250 mototaxistas em Nova Olinda do Norte na manhã de 18/11

18/11/2025
Governo do Amazonas

Governo destina investimentos em Nova Olinda do Norte e implanta Ilumina+ Amazonas com entregas ao setor primário e social

18/11/2025
Governo do Amazonas

SES-AM mantém plantão 24 horas em prontos-socorros, maternidades, SPAs e UPAs durante o feriado

18/11/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas avança na regularização fundiária de quilombos em articulação com Incra

18/11/2025
Governo do Amazonas

Workshop de pesquisa e inovação na vigilância em saúde reúne profissionais e estudantes no Amazonas

18/11/2025
Governo do Amazonas

Polícia Civil do Amazonas divulga imagens de seis desaparecidos em Manaus e solicita apoio da população

18/11/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus