
O encontro teve como objetivo apresentar aos empresários, gestores e instituições do Amazonas as novas linhas de financiamento voltadas à inovação tecnológica
Representando o secretário da Secretaria de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, a secretária-executiva adjunta Tayana Rubim participou, nesta quinta-feira (23/10), do workshop promovido pelo Banco Nacional de desenvolvimento econômico e Social (BNDES) sobre o programa Mais Inovação. O evento contou com a presença virtual de representantes do banco, agentes financeiros e empresas com apoio do Governo do Amazonas.
O encontro teve como objetivo apresentar aos empresários, gestores e instituições do Amazonas as novas linhas de financiamento voltadas à inovação tecnológica, com condições diferenciadas para as regiões Norte e Nordeste.
Em sua fala de abertura, a secretária Tayana Rubim agradeceu a presença dos participantes e destacou a importância da parceria entre o Governo do Estado e o BNDES para o fortalecimento do ambiente de negócios no Amazonas.
“Gostaria de agradecer a todos que estão conosco nesta manhã e também ao BNDES por essa iniciativa. Tudo o que Podemos fazer para contribuir com o nosso ambiente de negócios, temos total disposição em apoiar. O programa Mais Inovação é uma excelente notícia, e acreditamos que é apenas o primeiro passo de uma caminhada de cooperação e desenvolvimento”, afirmou.

Durante a apresentação, o coordenador de Serviços do Departamento de Operações do BNDES, Romero Paes Barreto de Albuquerque, explicou que o banco vem intensificando as ações para ampliar o acesso ao crédito nas regiões Norte e Nordeste. Segundo ele, foram criadas condições mais atrativas em algumas linhas com o objetivo de aumentar a presença do Banco nas regiões Norte e Nordeste.
“O objetivo é aumentar as aprovações das operações do Banco nas regiões Norte e Nordeste. Temos feito um esforço significativo para isso, articulando parcerias regionais e reduzindo spreads para incentivar o desenvolvimento econômico local”, destacou Romero.
A chefe do Departamento de Operações, Camila Carvalho Costa, apresentou os detalhes do portfólio do programa Mais Inovação, que inclui linhas voltadas à compra de máquinas e equipamentos inovadores, transformação digital e instalação ou modernização de centros de pesquisa e desenvolvimento.
Camila enfatizou que as condições do programa são bastante competitivas, com taxas anuais a partir de 9% e prazos de até 10 anos, além de carência de dois anos para início do pagamento.
“O BNDES tem trabalhado para simplificar e agilizar o acesso ao crédito. Em algumas linhas, os recursos podem ser liberados em até um dia útil após a aprovação. Queremos estar cada vez mais próximos das empresas da região e apoiar o crescimento da economia amazônica com foco em inovação e sustentabilidade”, afirmou.
De acordo com dados apresentados durante o workshop, as aprovações de crédito do BNDES no Amazonas cresceram quase 100% em 2025, em comparação com o ano anterior. Até setembro, o banco já havia liberado R$ 767 milhões em 728 operações, sendo R$ 250 milhões a mais do que todo o volume de 2024.
O programa Mais Inovação é uma iniciativa que busca estimular o desenvolvimento tecnológico e o aumento da produtividade das empresas brasileiras. No Amazonas, a Sedecti atua como parceira do BNDES na mobilização de empreendedores e instituições para que aproveitem as oportunidades de financiamento e ampliem a competitividade regional.
“Nosso papel é conectar o setor produtivo a iniciativas que possam gerar impacto positivo na economia do estado. O BNDES tem sido um grande parceiro, e seguiremos juntos para fortalecer a inovação e o desenvolvimento sustentável do Amazonas”, concluiu Tayana Rubim.
Fotos: Angelo Vinicius/ Sedecti
