Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Laboratórios de Inovação do TRT-11, TJAM e TRE-AM preparam projetos em conjunto pela Linguagem Simples no Judiciário
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Tribunal Regional do Trabalho 11ª Região Amazonas e Roraima

Laboratórios de Inovação do TRT-11, TJAM e TRE-AM preparam projetos em conjunto pela Linguagem Simples no Judiciário

15/04/2024
Compartilhar

 

Projetos vão massificar a Linguagem Simples nos três tribunais, atendente determinação do CNJ

 

 

 

Três frentes do poder Judiciário no Amazonas estão unindo forças para a construção de projetos inovadores que beneficiem a população. Os laboratórios de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Liods) do Tribunal Regional do trabalho da 11ª Região (AM/RR), do Tribunal Regional Eleitoral (TER-AM) e do Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM) iniciaram conversas para projetos que promover a aplicação da linguagem simples no Judiciário, por meio portarias, manuais e outras iniciativas.

Representantes dos Liods dos três tribunais se reuniram na sala do Laboratório do TRT-11, na última quinta-feira 11/4 onde as discussões sobre o projeto avançaram. Foi discutida a implementação da portaria Conjunta nº 03/2024 que regula a Linguagem Simples nas instituições. Também será elaborado o Manual, Guia Prático e Glossário de orientações da Linguagem Simples no Judiciário.

O diretor do Liods do TRT-11, Hylace Braga Filho, adianta que os projetos serão submetidos à avaliação em nível nacional. “Estamos nos reunindo aqui para ver como Podemos inscrever os projetos no Renovajud (plataforma do Conselho Nacional de justiça que une todos os projetos de todos os Liods do Judiciário brasileiro) pois será um projeto que vai se desdobrar em diversas outras ações”, disse. Ainda segundo Hylace, o projeto também deve atender a ‘Meta9’, diretriz do poder Judiciário nacional de promover a inovação dentro dos tribunais.

O titular da 1ª Vara de Tefé do TJAM, juiz Gonçalo Brandão, falou das expectativas em relação ao projeto. “A idéia principal é justamente colaborar de forma mútua e poder trazer uma ferramenta que possa ser utilizada de forma conjunta”, adiantou.

Já o diretor do Laboratório de Inovação do TER, Kleber Cezar Merklein, destacou que essa aproximação entre os Liods é promissora. “É uma oportunidade muito boa da gente usar a mesma estrutura do Judiciário em prol da sociedade. Isso ta acontecendo de forma efetiva e ai são muitas cabeças buscando soluções para problemas que vão se refletir nos vários tribunais. Não é fácil, cada Tribunal tem sua realidade, mas também temos muito em comum”, comentou.

Pacto

A simplificação dos termos jurídicos se insere no “Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples” do CNJ e com esse objetivo a escola Judicial do TRT-11 (Ejud 11), já vem realizando atividades relacionadas ao tema. “A Ejud por meio da diretora, a desembargadora Ruth Barbosa Sampaio, em cumprimento a portaria 351 do CNJ ela já executou duas ações, a primeira na Jornada Institucional da Magistratura (Jomatra) com a palestra da professora Olivia Rocha Freitas e recentemente o curso em andamento de simplificação da linguagem jurídica com o professor Marcelo Paiva”, citou Rejane Oliveira, diretora da Secretaria da Ejud 11.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social

Texto Emerson Medina

Fotos: Liods/Divulgação

 

  

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados capa, Tefé
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Tribunal Regional do Trabalho 11ª Região Amazonas e Roraima

Comitê de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral lança a campanha “Você já foi gentil hoje?”

29/09/2024
Tribunal Regional do Trabalho 11ª Região Amazonas e Roraima

TRT-11 homenageia pessoas de destaque nacional e regional com entrega da ‘Ordem do Mérito Judiciário’

29/09/2024
Tribunal Regional do Trabalho 11ª Região Amazonas e Roraima

Correição na 19ª Vara do Trabalho de Manaus

29/09/2024
Tribunal Regional do Trabalho 11ª Região Amazonas e Roraima

Psicólogos do TRT-11 reforçam a importância de diálogo e acolhimento para prevenção do suicídio

29/09/2024
Tribunal Regional do Trabalho 11ª Região Amazonas e Roraima

TRT-11 homenageia atletas da 21ª Olimpíada Nacional do Judiciário Federal

29/09/2024
Tribunal Regional do Trabalho 11ª Região Amazonas e Roraima

Magistrada do TRT-11 recebe homenagem criada há dois séculos, no Pará

29/09/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus