Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: 1ª Vara de Iranduba publica mais sentenças em ações sobre falta de energia elétrica  
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Canal da JustiçaManchete

1ª Vara de Iranduba publica mais sentenças em ações sobre falta de energia elétrica  

14/10/2022
Compartilhar

Algumas foram julgadas parcialmente procedentes e outras improcedentes.


A 1ª Vara da Comarca de Iranduba julgou mais ações judiciais de moradores do município, em que pedem indenização por danos morais à empresa Amazonas Energia devido à falta de energia elétrica no período de 19/07 a 26/07/2019.

Uma parte destas sentenças, proferidas pela juíza Aline Kelly Ribeiro Marcovicz Lins, foi disponibilizada no Diário da justiça Eletrônico de 13/10, sendo que algumas foram julgadas parcialmente procedentes e outras improcedentes.

Há muitas ações com o assunto tramitando na vara e, segundo a magistrada, em 2021 foi realizado um mutirão de audiências de conciliação, com muitos acordos firmados, mas por não haver mais interesse da parte autora em conciliar, então as ações estão sendo instruídas e sentenciadas, após pedido das partes para julgamento antecipado, por não haver necessidade de mais provas. Somente neste ano foram julgados 391 processos acerca do apagão.

Nas ações de parcial procedência, a empresa contestou afirmando que não havia provas do dano, que os fatos ocorreram por circunstâncias alheias à sua vontade e que teria tomado as medidas necessárias para solucionar o problema.

Contudo, considerando a essencialidade do serviço, a relação de consumo (sendo aplicadas as normas do Código de Defesa do Consumidor – CDC), a responsabilidade da ré pela manutenção da REDE elétrica (inclusive subaquática) e que não houve a determinação dos fatores para a interrupção do fornecimento da energia elétrica, mesmo após o transcurso do tempo, a requerida foi condenada a pagar R$ 1 mil por danos morais aos autores, de forma corrigida.

“Cabe ressaltar que a responsabilidade do fornecedor de serviços é objetiva nos termos do artigo 14 do CDC, e a responsabilidade pela manutenção dos aparelhos necessários à prestação regular dos serviços de incumbência da requerida é fator inerente à sua atividade, razão pela qual entendo que a ruptura dos cabos subterrâneos que ocasionaram a interrupção do fornecimento de energia é fortuito interno, não havendo que se falar em excludente de ilicitude. É necessário consignar, inclusive, que outros apagões, em menor escala, já haviam ocorrido anteriormente, e nenhuma providência efetiva foi tomada pela requerida”, afirmou a magistrada.

Já nas sentenças em que os pedidos foram julgados improcedentes, a decisão observou que a parte autora não juntou o comprovante de residência da época dos fatos e também contestações da concessionária quanto à ilegitimidade ativa do autor por ter firmado contrato com a concessionária após os fatos indicados na inicial ou que o autor estava com a unidade consumidora desligada na época, conforme comprovantes apresentados.

“Desta forma, restou evidenciado que não houve dano sofrido pela parte autora, tendo em vista a constatação nos autos de que não foi atingida pelo vício na prestação de serviço, tampouco era usuária de fato do serviço, excluída está a responsabilidade da requerida”, decidiu nestes casos a juíza Aline Marcovicz Lins.

DJE

https://consultasaj.tjam.jus.br/cdje/consultaSimples.do?cdVolume=15&nuDiario=3421&cdCaderno=3&nuSeqpagina=3

#PraTodosVerem: Foto traz a imagem aérea do Município de Iranduba, com destaque para o fórum da comarca (2a estrutura à direita e com telhado vermelho)  

Patrícia Ruon Stachon

Foto: Chico Batata

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mail: [email protected]

(92) 2129-6771 / 993160660

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Iranduba
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus garante inclusão e proteção social no ‘#SouManaus 2025’

08/09/2025

Sine Manaus oferta 397 vagas de emprego nesta terça-feira, 26/8

25/08/2025

Prefeitura de Manaus celebra mês do patrimônio histórico com debates e valorização da cultura local

22/08/2025

Prefeitura abre consulta pública para população participar da revisão do Plano de Saneamento Básico de Manaus

20/08/2025

Conselho Municipal de Saúde aponta avanços no triênio 2022-2025

06/08/2025

Sine Manaus oferta 233 vagas de emprego nesta quarta–feira, 23/7

22/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus