Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Audiências concentradas em instituições de acolhimento de crianças e adolescentes
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Canal da JustiçaManchete

Audiências concentradas em instituições de acolhimento de crianças e adolescentes

04/10/2022
Compartilhar

Atividade se estenderá até o dia 21 deste mês e analisará situação de 193 crianças que vivem em abrigos da capital.


O Juizado da Infância e da Juventude Cível (JIJC), do Tribunal de justiça do Amazonas, iniciou nesta terça-feira (04/10), no Lar Batista Janell Doyle, a segunda rodada deste ano do “Projeto Audiências Concentradas”. Até o dia 21 deste mês, a atividade será realizada em mais oito unidades de acolhimento, permitindo a análise da situação pessoal e processual de 193 crianças e adolescentes institucionalmente acolhidos.

Sob coordenação da titular do Juizado, magistrada Rebeca de Mendonça Lima, a ação conta também com a participação das promotoras de justiça Nilda da Silva de Souza (27.ª Promotoria de justiça) e Silvana Ramos Cavalcanti (28.ª Promotoria de justiça); da defensora pública da 1ª Defensoria da Infância e Juventude Cível, Carine Possidônio; do defensor público Clóvis Roberto Soares Muniz Barreto, titular da 2.ª Defensoria de 1.ª Instância da Infância e Juventude Cível.

As audiências concentradas são realizadas pelo Juizado da Infância e Juventude Cível nos meses de abril e outubro, e as reavaliações são feitas em janeiro e dezembro. Além do Janel l Doyle, a ação será realizada nos abrigos Monte Salém, Moacyr Alves (AMA), Mamãe Margarida, O Coração do Pai, Filipe Nery, Nacer, O Pequeno Nazareno e Saica.

Previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e também em resolução do Conselho Nacional de justiça (CNJ), as audiências concentradas visam a assegurar que crianças e adolescentes que se encontram em entidades de acolhimento institucional possam ter o seu processo reavaliado de maneira que não permaneçam muito tempo acolhidos. As reavaliações ocorrerm a cada três meses e as audiências presenciais nos abrigos a cada seis meses, buscando garantir a celeridade desses processos.

A expressão “audiências concentradas”, explica a juíza Rebeca de Mendonça Lima, é utilizada porque a metodologia permite que, em um só ato, seja feita a oitiva das famílias ou dos responsáveis por essas crianças, do Ministério Público, da defensoria pública, da equipe técnica do abrigo, da equipe técnica do Juizado e de outros integrantes da REDE de Proteção que estejam envolvidos naquele no processo. “Podemos deliberar em conjunto, que é o ideal, já que o sistema de garantias de direitos trabalha em conjunto, de forma integrada. As audiências concentradas nos possibilitam solucionar ou pelo menos tentar solucionar todos esses problemas, alí, naquele momento, e com todos os integrantes da REDE. Isso facilita também”, acrescentou a juíza.

Etapas

A realização da jornada das audiências concentradas, ocorre em duas etapas. A primeira é realizada pelo corpo técnico do Juizado da Infância e Juventude Cível, em parceria com o corpo técnico das instituições acolhedoras, que analisam a situação pessoal e processual de cada acolhido, verificando a existência do Plano Individual e acolhimento (PIA), e a sua correta aplicação. Identificada a necessidade, o psicossocial do Juizado solicitará a participação de órgãos do Poder Executivo (Estadual ou Municipal) para a segunda etapa das Audiências Concentradas, cuja atribuição, possa dar solução a eventuais problemáticas identificadas.

A segunda etapa também ocorre nas dependências das unidades acolhedoras, em data previamente escolhida. A existência de um sistema de garantia de direitos constantes nos relatórios/sugestões da equipe técnica, e do esforço conjunto e concentrado dos envolvidos, possibilita a análise da situação do acolhido, assegurando a convivência familiar e comunitária, de modo que venha a atender o melhor interesse da criança. É realizada pela juíza da Infância e da Juventude Cível, a 27.ª e 28.ª Promotorias de justiça da Infância e da Juventude, a defensoria pública da Infância e da Juventude, equipes técnicas das Varas da Infância e Juventude, da COIJ e das unidades acolhedoras. Conforme disposto no artigo 19 do ECA.

#PraTodosVerem – a foto que ilustra a matéria mostra a juíza Rebeca de Mendonça Lima (de pé, com vestido estampado) conduzindo os trabalhos de uma das audiências realizadas na manhã desta terça-feira, o Lar Batista Janell Doyle.  

Terezinha Torres

Foto: Chico Batata

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mail: [email protected]

(92) 2129-6771 / 993160660

 

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus abre inscrições para audiência pública sobre planejamento e orçamento para 2026

15/09/2025

Prefeitura de Manaus garante inclusão e proteção social no ‘#SouManaus 2025’

08/09/2025

Sine Manaus oferta 397 vagas de emprego nesta terça-feira, 26/8

25/08/2025

Prefeitura de Manaus celebra mês do patrimônio histórico com debates e valorização da cultura local

22/08/2025

Prefeitura abre consulta pública para população participar da revisão do Plano de Saneamento Básico de Manaus

20/08/2025

Conselho Municipal de Saúde aponta avanços no triênio 2022-2025

06/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus