Na capital, 81 mulheres foram encaminhadas pelos Juizados “Maria da Penha” para participar da “Caravana pra Elas”, ocorrida em julho, que ofereceu cursos gratuitos sobre empreendedorismo e independência financeira.
Cerca de 45% das famílias da região Norte são “chefiadas” por mulheres, conforme levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos no Pará (Dieese-PA), com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essas mulheres que são responsáveis financeiramente por suas famílias têm motivado o Sebrae a oferecer vários cursos sobre empoderamento feminino e independência financeira. O assunto foi um dos temas abordados durante a visita de cortesia da direção do órgão ao presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Flávio Pascarelli, na sede do Poder Judiciário Estadual, na manhã desta segunda-feira (29/8).
A Corte Estadual de Justiça e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae/AM) já estão em tratativas para o desenvolvimento de ações em conjunto, voltadas às mulheres atendidas pelos Juizados “Maria da Penha”, vítimas de violência doméstica e familiar. Em julho deste ano, os três juizados da Comarca de Manaus, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Amazonas (Cevid/TJAM), encaminharam 81 mulheres para o projeto do Sebrae “Caravana pra Elas”, realizado no Studio 5 Shopping e Convenções, em parceria com vários órgãos. Nesse projeto, conforme o Sebrae, foram 24 capacitações levadas ao público, gratuitamente, com atividades que as levassem a empreender e ter independência financeira.
“Estamos trabalhando com temas relacionados ao empoderamento feminino, saber que elas podem, devem e têm que ir à luta para suprir suas necessidades e de sua família, além de buscarem oportunidade profissional”, comentou a diretora-superintendente do Sebrae/AM, Lamisse Cavalcanti, mencionando, ainda, a atuação do órgão no interior.
“O Sebrae tem um trabalho intenso voltado à interiorização, com atividades e projetos nos municípios amazonenses. O empreendedorismo é o que pode estar levando emprego e renda para muitas famílias da capital e também do interior. Muitos negócios do interior são de micro e pequeno porte, ou seja, público do Sebrae”, disse Lamisse Cavalcanti.
Ao final da visita institucional, o desembargador Flávio Pascarelli, agradeceu à comitiva do Sebrae e disse que o Poder Judiciário está aberto às parcerias que possam colaborar para a mudança de vida, oferecendo novas perspectivas às pessoas.
Além da diretora-superintendente, integravam a comitiva do Sebrae/AM o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do órgão, Muni Lourenço Silva Júnior; e Alcian Souza, assessor jurídico do Sebrae/AM.
Foto: Chico Batata
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
E-mail: [email protected]