Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: TJAM inaugura na quarta, 3/8, as novas instalações da Biblioteca do Judiciário Amazonense  
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Canal da Justiça

TJAM inaugura na quarta, 3/8, as novas instalações da Biblioteca do Judiciário Amazonense  

02/08/2022
Compartilhar

 A biblioteca deixará as dependências do Centro Administrativo Des. José de Jesus Ferreira Lopes e passará a funcionar no Fórum Cível Des.ª Euza Maria Naice de Vasconcelos.


A partir de quarta-feira (03/08), a Biblioteca do Judiciário Amazonense passará a funcionar em um NOVO endereço, no térreo do Fórum Cível Des.ª Euza Maria Naice de Vasconcelos, localizado na Rua Valério Botelho de Andrade, s/n.°, bairro São Francisco, zona Sul. A cerimônia de inauguração do NOVO espaço acontecerá às 11h30, no Hall de entrada do fórum, com a presença do presidente do Tribunal de justiça do Estado do Amazonas (TJAM), desembargador Flávio Pascarelli e da vice-presidente da Corte, desembargadora Maria das Graças Pessôa de Figueiredo.

 A Biblioteca do Judiciário Amazonense, vinculada à Secretaria de Arquivo e Memória Institucional (Seami) e à escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), promove o acesso à informação organizada e sistematizada, por meio da sua estrutura, apoiando o desenvolvimento da investigação e do conhecimento no âmbito das ciências jurídicas e suas vertentes.

 Atualmente o acervo físico da biblioteca é composto por 5.768 obras, sendo 3.929 classificadas por áreas correlatas ao Direito e inseridas no sistema de gestão de bibliotecas. O acervo bibliográfico também conta com 1.839 obras raras (883 livros e 956 periódicos) armazenadas no museu do Judiciário do Estado do Amazonas (Mujam) – antigo Centro Cultural Palácio da justiça –, localizado na Av. Eduardo Ribeiro, 901, Centro.

Rafael de Oliveira Lins, coordenador da Biblioteca desde 2016, conta que a biblioteca desenvolve um trabalho fundamental para resguardar a história do Judiciário. ”A funcionalidade da biblioteca sempre foi a de resguardar conhecimento, mas atualmente nosso caminho é facilitar o conhecimento jurídico. Por isso, destacamos a importância de manter o acesso à biblioteca tanto presencial quanto online, para que as mudanças que ocorrem nas legislações estejam sempre atualizadas, como as jurisprudências e artigos científicos. Estamos indo para outro local, mas vamos continuar atuando em parceria com a escola de Magistratura e a escola de Aperfeiçoamento do Servidor, a Eastjam”, comentou.

 A bibliotecária do TJAM, Andréia Albuquerque, frisa que ao longo dos anos a biblioteca foi melhorando e modificando a sua estrutura. “Conseguimos uma parceria com a Revista dos Tribunais. Não precisa vir aqui para pegar um livro, basta fazer um cadastro que os livros da Editora RT, empresa responsável pela Revista dos Tribunais, estarão disponíveis para o servidor acessar de onde quiser através da Intranet’’, destaca.

 Andreia também destaca que a biblioteca é para todos os servidores, colaboradores, estagiários e até para o público externo, com profissionais qualificados para orientar a todos da forma correta. “Na biblioteca existem profissionais qualificados para indicar as melhores obras para trabalhos acadêmicos, jurídicos, de todos os tipos. Quem desejar ou tiver dúvidas PODE vir à biblioteca, que funciona de 8h as 14h, ou ligar para (92) 2129- 6741. Outra opção é acessar nosso balcão virtual, disponível no site do TJAM”, destaca Andréia. O link do balcão virtual da biblioteca é o:
(https://www.tjam.jus.br/index.php/setores-varas-e-departamentos?view=locais)”, disse a servidora.

Linha do tempo

A Biblioteca do Tribunal de justiça do Estado do Amazonas (TJAM) foi criada em 1996, durante a gestão do desembargador-presidente Manuel Neuzimar Pinheiro, com a missão de organizar e preservar o acervo institucional e atender à demanda informacional de magistrados e servidores do Poder Judiciário do Estado.

Em 1999, com a implementação da escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), sob a presidência do desembargador José Batista Vidal Pessoa, a biblioteca foi remanejada para a então sede da Esmam, na Rua Simão Bolívar, 245, no Centro de Manaus, próximo à Praça da Saudade. A partir daí, o acervo é direcionado para atender às necessidades informacionais do corpo docente e discente da escola. Devido a transferência da Esmam para as dependências do Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, na gestão do desembargador-presidente Djalma Martins da Costa, a biblioteca foi inaugurada no Fórum, em março de 2001.

Em 2022, com a publicação da Resolução TJAM/TP n.º 03/2022, a biblioteca passou a se denominar “Biblioteca do Judiciário Amazonense” e a ser subordinada também à Secretaria de Arquivo e Memória Institucional, que é vinculada à Presidência do Tribunal. Seu acervo conta com uma base de dados composta por livros, periódicos, legislações e atos normativos correlatos à atividade do Poder Judiciário.

 

#PraTodosVerem: Foto traz a imagem de duas pessoas em meio aos livros da Biblioteca do Judiciário Amazonense, que passará a funcionar em um NOVO endereço, no térreo do Fórum Cível Des.ª Euza Maria Naice de Vasconcelos.

 

Amanda Bulcão

Foto: Chico Batata 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Telefones | (92) 2129-6771
E-mail:                   [email protected]

 

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Educação, Estado do Amazonas, Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Canal da JustiçaManchete

Coordenadoria da Infância e da Juventude inicia as atividades do “Projeto Árvore Encantada 2022”

07/11/2022
Canal da JustiçaManchete

TJAM sediará a partir de quarta-feira (9) eventos nacionais da área da Infância e da Juventude

07/11/2022
Canal da JustiçaManchete

Poder Judiciário tem 48 processos pautados para o “Mês Nacional do Júri” na capital amazonense

04/11/2022
Canal da JustiçaManchete

Comarcas do interior em contagem regressiva para a Semana Nacional da Conciliação  

04/11/2022
Canal da JustiçaManchete

TJAM e Grupo de Monitoramento divulgam portarias sobre grupos de trabalho interinstitucionais

04/11/2022
Canal da JustiçaManchete

TJAM realizará eleições para cargos diretivos da instituição na próxima terça, dia 8 de novembro

04/11/2022
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus