Começou ontem (18.7) a Maratona Regional de Conciliação do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (Amazonas e Roraima). A cerimônia de abertura transmitida ao vivo pelo canal do TRT-11 no YouTube marcou o início das atividades de conciliação, que ocorrerão durante toda a semana, encerrando na sexta-feira (22.7).
A iniciativa do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec) e do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT) conta com o apoio da Corregedoria Regional deste Tribunal. Essa ação visa diminuir e acelerar as demandas de processos trabalhistas existentes nas unidades judiciárias.
A solenidade de abertura teve a participação da corregedora regional e presidente em exercício desembargadora Márcia Nunes da Silva Bessa; da desembargadora Ruth Barbosa Sampaio, coordenadora do Nupemec/Cejusc-JT de 2º grau; da juíza do trabalho Selma Thury, coordenadora do Cejusc-JT de 1º grau no Amazonas; do juiz titular da 17ª vara do trabalho de Manaus e presidente da Amatra XI, Adelson Silva dos Santos; e do juiz do trabalho Ney Rocha, coordenador do Cejusc-JT 1º grau em Boa Vista-RR.
Após os cumprimentos iniciais a corregedora Márcia Bessa, em breve palavras, parabenizou a iniciativa e chamou todos os envolvidos à conciliação. ”Este é um momento de entendimento, de superação, de deixar as mágoas no passado e dar início a uma nova fase. Que tenhamos todos muitas conciliações”, declarou.
A desembargadora Ruth Sampaio, coordenadora do Nupemec/Cejusc-JT de 2º grau, agradeceu a parceria das varas do trabalho e ressaltou a importância da adesão à maratona de conciliação. “O sucesso dessa iniciativa pode ser visto nos números de audiências pautadas e na adesão das Varas de Manaus, de Boa Vista e do interior do Amazonas. Foram pautadas 1397 audiências, sendo 927 das Varas da Capital, 206 das Varas do Interior, 250 de Boa Vista e 14 processos de 2º grau. A meta é dobrar ou triplicar esses números nas próximas edições”, concluiu.
ASCOM/TRT11
Texto e print: Vanessa Costa
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.