A campanha é voltada para o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes e durante a ação a Coij está iniciando um projeto para fortalecer o diálogo entre as instituições do Sistema de Justiça, em torno dessa temática.
A Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Amazonas (Coij/TJAM) está participando nesta semana de uma série de atividades em munícipios da Região Metropolitana de Manaus, como parte da “Campanha Maio Laranja”, que tem a finalidade de conscientizar sobre a importância do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A agenda iniciou na terça-feira (17/05), em Itapiranga (município distante 222 quilômetros da capital), quando a coordenadora da Infância e da Juventude do TJAM, desembargadora Joana dos Santos Meirelles, e técnicos da Coij promoveram palestras direcionadas a integrantes da Rede de Proteção ao público infantojuvenil e de representantes da sociedade civil organizada, além de participar das demais atividades organizadas pelas instituições locais.
Participaram do evento, a juíza titular da Vara Única de Itapiranga, Tania Mara Granito e servidores da unidade; representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública; conselheiros tutelares, agentes de saúde; assistentes sociais do Centro de Referência (CRAS); de outros órgãos públicos municipais, de instituições não governamentais, de igrejas católicas e evangélicas, além de advogados dativos com atuação naquela comarca.
Conforme a Coij, a ação que está percorrendo os municípios do interior nesta semana marca o início do projeto “SDG em Movimento – Diálogos do Sistema de Justiça em defesa da criança e do adolescente do Amazonas”, cujo objetivo é promover o diálogos entre todos os atores do Sistema de Garantia de Direitos, com foco nos atendimentos prestados em situações de violência, todos relacionados ao ‘Maio Laranja’, em prol do público infantojuvenil.
“Todos têm que tomar consciência de que é nosso dever cuidar não somente dos nossos filhos, mas de todas as nossas crianças e adolescentes, daí a importância do “Faça bonito, participe, denuncie!”, que é o lema do Maio Laranja”, afirmou a magistrada. Ela frisou que todas as ações possuem o intuito de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar a sociedade manter-se sempre atenta para o combate desses crimes contra crianças e adolescentes.
Cristiane Freitas, secretária de Assistência Social de Itapiranga, agradeceu a participação da Coij nas atividades realizadas no município em alusão ao “Maio Laranja” na terça-feira. “O encontro que tivemos com a desembargadora Joana Meirelles e a equipe da Coordenadoria, conduzindo um diálogo com toda a Rede de Proteção Social e os órgãos do Sistema Judiciário foi de extrema relevância. Foi uma oportunidade para alinharmos fluxos de atendimento, esclarecer entendimentos e fortalecer a parcerias entre os diversos atores da Rede. Nessa luta voltada para o enfrentamento da violência que afeta o público infantojuvenil, devemos construir pontes e não erguer muros, visando à garantia dos diretos das nossas crianças e de nossos adolescentes. Foi um evento gratificante e esperamos ter outros momentos como esse, de fortalecimento, diálogo e aprimoramento”, afirmo a secretária.
Na quarta-feira (18) – Dia Nacional de Combate à Exploração e ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes – a ação ocorreu no município de Silves (distante 200 quilômetros de Manaus). A desembargadora Joana Meirelles destacou que, neste ano, a Coij buscou fortalecer as atividades do “Maio Laranja” no interior do Estado e que as comarcas estão engajadas na campanha.
Manacapuru
Nesta sexta-feira (20), a Coij estará em Manacapuru participando da programação local e levando ao projeto-piloto dos “Diálogos do Sistema de Justiça em defesa da criança e do adolescente do Amazonas”.
#PraTodosVerem – a foto principal que ilustra a matéria mostra a des.ª Joana Meirelles e servidores da Coij com os representantes das demais instituições que participaram do evento, soltando balões laranjas na frente da sede do Conselho Tutelar de Itapiranga.
Texto: Tatiana Cruz
Fotos: Acervo dos organizadores do evento
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Telefones | (92) 2129-6771
E-mail: [email protected]