Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Alopecia: especialista da SES-AM alerta para condição que leva à perda de cabelos e pelos corporais
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
SaúdeDestaque

Alopecia: especialista da SES-AM alerta para condição que leva à perda de cabelos e pelos corporais

11/04/2022
Compartilhar

A alopecia é uma condição que provoca a perda capilar em parte da cabeça ou em outras regiões do corpo em homens, mulheres e até crianças, podendo afetar desde uma pequena área até a totalidade do corpo. Segundo estudos publicados estima-se que aproximadamente 42 milhões de pessoas convivem com o distúrbio, que PODE ser transitório ou definitivo, e possui diferentes causas possíveis, tipos e graus.

A dermatologista da Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), unidade da Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), Danielle Westphal, que coordena o Ambulatório de Tricologia da fundação, área especializada no estudo dos distúrbios do cabelo e couro cabeludo, explica que existem diferentes tipos de alopecia e tratamentos para cada condição.

“No universo das alopecias, a gente PODE dividi-las em dois grandes grupos, as não cicatriciais e as cicatriciais. As não cicatriciais são aquelas que têm uma inflamação e quando tratadas desaparecem ou são controladas, e o folículo piloso, estrutura que está dentro do couro cabeludo, volta a produzir novos fios. Quando temos uma inflamação muito grande e intensa, acometendo determinadas áreas do folículo piloso, PODE ocorrer morte folicular e a substituição do folículo por um tecido de cicatriz e nestes casos, onde cai o fio, não cresce mais, são as alopecias cicatriciais”, explica a médica, que é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

De acordo com a dermatologista, o tipo mais comum são as alopecias não cicatriciais, entre elas a androgenética, também conhecida como calvície, queda de cabelos geneticamente determinada; o eflúvio telógeno, condição em que a perda dos fios ocorre depois de uma experiência estressante, como cirurgias, parto e doenças graves; alopecia areata, considerada uma doença autoimune, que ocorre quando o sistema imunológico ataca os folículos pilosos, provocando a queda em formato circular no couro cabeludo.

Diagnóstico e tratamento

A dermatologista enfatiza que o aumento do fluxo da queda dos fios é um sinal de alerta para a alopecia, sendo necessário buscar um profissional para investigar e evitar o agravamento da condição.

“A gente sabe que sempre cai um pouquinho de cabelo por dia, isso é normal, mas a gente tem que ficar atento. Se a gente começa a acordar e vê na cama uma grande quantidade de fios ou quando vai tomar banho percebe que está caindo muitos fios nas mãos, no box ou quando vai pentear, ou até mesmo durante o dia a dia, tem muitos fios desprendidos na roupa, isso são sinais de alerta”, destaca a médica.

Segundo a especialista, a classificação do tipo de alopecia é essencial para direcionar o tratamento para retardar a queda. Em alguns casos, os pacientes fazem o uso de loções ou ainda em forma de comprimidos, como medicações anti-androgênicas ou ainda imunossupressores específicos entre outros e para deficiências nutricionais, a ingestão de suplementos PODE ser indicada.

Há também casos em que o implante de cabelos PODE representar uma solução estética para a calvície. O tratamento para qualquer tipo de calvície deve ser indicado e acompanhado pelo médico dermatologista.

Assistência

A Fuham conta com o Ambulatório de Tricologia, que disponibiliza à população acompanhamento especializado aos pacientes com problemas capilares, como a alopecia. O atendimento com a equipe multidisciplinar é realizado todas as segundas-feiras, no turno matutino.

Os pacientes são encaminhados via Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). Após a triagem, a equipe do ambulatório verifica as necessidades de cada paciente e o direcionamento para o diagnóstico e a linha de tratamento para cada distúrbio capilar.

LEGENDA: Atendimento no Ambulatório de Tricologia da Fuham

SONORA: Danielle Westphal, dermatologista e coordenadora do Ambulatório de Tricologia

SONORA EM VÍDEO: https://we.tl/t-n7LBQHrfkD

———

Por Agência Amazonas
FOTO: Simone Ferreira/Fuham

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

AmazonasGeralManausSaúde

Secretária de Saúde cumpre agenda de visitas a órgãos de controle e instituições parceiras

22/03/2024
AmazonasManausMancheteSaúde

Hospital da Criança Zona Sul receberá apoio financeiro, segundo Deputado Delegado Péricles, para melhorias na Saúde.

02/10/2023
DestaqueGeralMancheteNoticias CapaUEAUFAM

Corte nas verbas da Educação

07/12/2022
Saúde

Saúde atualiza quadro de Monkeypox no Amazonas, nesta segunda-feira, com mais oito casos confirmados da doença

27/09/2022
MancheteSaúde

CCZ divulga calendário de agendamento para castração de cães e gatos entre outubro e dezembro

19/09/2022
Canal da JustiçaDestaqueManchete

Câmaras Reunidas deferem pedido de desaforamento de sessão do Tribunal de Júri de Barcelos

15/09/2022
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus