Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Amazonas está um passo à frente de muitos tribunais do País, disse ministro Luiz Fux em Manaus
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Canal da Justiça

Amazonas está um passo à frente de muitos tribunais do País, disse ministro Luiz Fux em Manaus

19/11/2021
Compartilhar

Ministro Luiz Fux se reuniu na noite desta sexta-feira com magistrados do Tribunal de justiça do Amazonas para discutir programa justiça 4.0, do CNJ.


 

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de justiça (CNJ), ministro Luiz Fux, declarou na noite desta sexta-feira (19/11), em Manaus, que a Corte de justiça do Estado do Amazonas (TJAM) “está um passo à frente de muitos tribunais do País”, referindo-se às atividades desenvolvidas pelo Judiciário amazonense dentro da área de Tecnologia da Informação, segmento no qual o TJAM tem se destacado continuamente, recebendo o reconhecimento do CNJ por meio de premiações nacionais.

O ministro se reuniu com magistrados do TJAM, na sede do Judiciário estadual, das 19h40 até 20h30, para discutir o programa justiça 4.0, do CNJ, que tem o objetivo de promover maior acesso à justiça, por meio de ações e projetos que empregam novas tecnologias, voltadas ao incremento da governança, da transparência e da eficiência do Poder Judiciário, com efetiva aproximação com o cidadão e redução de despesas. Entre as principais vantagens para o Judiciário, o programa traz maior celeridade ao trâmite processual; maior comodidade para as partes, principalmente nesse momento de prevenção à covid-19; e simplificação das rotinas de trabalho para os operadores do Direito.

O presidente do TJAM, desembargador Domingos Chalub, ao comentar os avanços do TJAM na área da Tecnologia da Informação, destacou o trabalho realizado pelas gestões anteriores, visando proporcionar a autonomia tecnológica ao Tribunal.

Ainda em relação ao “justiça 4.0”, o coordenador da área de Tecnologia da Informação do TJAM, desembargador Jomar Fernandes, explicou ao ministro que a Corte amazonense já adota alguns projetos do programa “Núcleos de justiça 4.0”, como o Juízo 100% Digital e o Balcão Virtual, ferramenta que permite o acesso remoto direto e imediato dos usuários dos serviços da justiça às unidades administrativas e jurisdicionais. Sobre o primeiro, Jomar Fernandes explicou que desde 2010 o TJAM tem estruturado o sistema digital, tendo sido inclusive utilizado em situações pontuais, e que, com a pandemia de covid-19, passou a ser adotado efetivamente na rotina judicial e administrativa da Corte amazonense.

Nas outras linhas de trabalho do programa, o TJAM também já participa como o projeto da Base de Dados Processuais do Poder Judiciário (DataJud), por meio da alimentação do sistema Datajud, em cumprimento da Resolução CNJ n.º 331/2020. Sobre a implantação da Plataforma Codex e aprimoramento e disseminação da Plataforma Sinapses, o Tribunal já está participando dos dois projetos. Quanto à Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ), o TJAM já manifestou interesse na adesão.

O ministro Luiz Fux elogiou as iniciativas do Tribunal de justiça do Amazonas e destacou ser importante conhecer a realidade de cada Estado. Em relação à justiça sendo desenvolvida por meio virtual, Luiz Fux comentou que antigamente “os homens navegavam nos mares e hoje navegam pela internet”, acrescentando, ainda, que “a pandemia impôs essa forma de trabalhar”, lembrando que o Estado do Amazonas foi um dos que mais sofreu no País com a covid-19. Fux também agradeceu a receptividade do TJAM e enfatizou que era uma satisfação estar no Amazonas, principalmente, por ser cidadão amazonense.

O presidente do TJAM, desembargador Domingos Chalub, também agradeceu o apreço do ministro de vir a Manaus e, em sua primeira agenda no Estado, visitar e conversar com os magistrados estaduais. Chalub afirmou que o ministro Luiz Fux “é como um irmão para o Judiciário amazonense”.

Participaram da reunião, promovida em ambiente mais informal, a pedido do ministro, na sala VIP do Plenário Desembargador Ataliba David Antonio, na sede do Poder Judiciário estadual, em Manaus: os desembargadores Domingos Jorge Chalub (presidente); Jomar Saunders Fernandes; Flávio Pascarelli; Délcio Santos; Lafayette Carneiro Vieira Júnior; Paulo Lima; Wellington Araújo (presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas); Abraham Peixoto Campos Filho; e Cláudio Roessing; e, ainda, as desembargadoras Nélia Caminha Jorge (corregedora-geral de justiça); Graça Figueiredo; Socorro Guedes; e Vânia Marques Marinho; além dos juízes auxiliares da Presidência Mauro Antony e Roberto Hermidas de Aragão Filho; e o presidente da Associação dos Magistrados do Amazonas (Amazon), juiz Luís Márcio Albuquerque.

Também estiveram presentes na reunião o secretário-geral de Administração, Chrystiano Lima e Silva; o secretário-geral de justiça, Carlos André Santiago; e servidores da Corte amazonense; além de assessores do ministro Fux.

Agenda do ministro

Antes da chegada a Manaus, nesta sexta-feira, conforme agenda disponibilizada pelo portal do STF,  o ministro Luiz Fux esteve em São Luiz, no Maranhão, onde palestrou pela manhã durante o 27º Congresso Nacional de registro civil (Conarci 2021) e, à tarde, participou de uma reunião com o desembargador e presidente do Tribunal de justiça do Maranhão (TJMA), Lourival de Jesus Serejo, na sede daquele Poder Judiciário. O ministro ainda cumprirá agenda neste sábado, na capital amazonense, e participará do lançamento da Especialização em Direito Notarial e Registral, curso organizado pela Associação e Sindicato dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg/AM e Sinoreg/AM) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), marcado para 9h, no hotel Juma Ópera, no Centro de Manaus. Nesta programação, o desembargador Flávio Pascarelli, diretor da escola de Aperfeiçoamento do Servidor da Corte (EASTJAM), representará o Tribunal no evento.

 

Para visualizar mais fotos, acesse o link a seguir: https://www.flickr.com/photos/tribunaldejusticadoamazonas/albums/72157720162286306

 

Texto: Acyane do Valle e Paulo André Nunes

Fotos: Raphael Alves

DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771
E-mail:  [email protected]

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Educação, Estado do Amazonas, Manaus, Peixoto
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Canal da JustiçaManchete

Coordenadoria da Infância e da Juventude inicia as atividades do “Projeto Árvore Encantada 2022”

07/11/2022
Canal da JustiçaManchete

TJAM sediará a partir de quarta-feira (9) eventos nacionais da área da Infância e da Juventude

07/11/2022
Canal da JustiçaManchete

Poder Judiciário tem 48 processos pautados para o “Mês Nacional do Júri” na capital amazonense

04/11/2022
Canal da JustiçaManchete

Comarcas do interior em contagem regressiva para a Semana Nacional da Conciliação  

04/11/2022
Canal da JustiçaManchete

TJAM e Grupo de Monitoramento divulgam portarias sobre grupos de trabalho interinstitucionais

04/11/2022
Canal da JustiçaManchete

TJAM realizará eleições para cargos diretivos da instituição na próxima terça, dia 8 de novembro

04/11/2022
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus