Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: TJAM adere ao Novembro Azul e Sede do Poder Judiciário é iluminada com a cor da campanha
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Canal da Justiça

TJAM adere ao Novembro Azul e Sede do Poder Judiciário é iluminada com a cor da campanha

17/11/2021
Compartilhar

Uma ação de saúde interna realizada no último dia 12, tendo como público-alvo magistrados, servidores, estagiários e serventuários do Tribunal, destacou a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.


 

Novembro é o mês mundial de combate ao câncer de próstata e, em alusão ao período, o Tribunal de justiça do Estado do Amazonas (TJAM), por meio do Subcomitê de Atenção Integrada de saúde e da Secretaria de Serviços Integrados de saúde (Sesis), programou uma campanha de conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde masculina e do diagnóstico precoce desse tipo de câncer, o que aumenta significativamente as chances de cura.

A programação deste ano da “Campanha Novembro Azul” incluiu uma ação de saúde e a divulgação de informativos com orientações sobre a doença – que é causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas –, destacando os fatores de risco e as medidas recomendadas para seu rastreio.

A ação de saúde organizada pelo TJAM como parte da campanha aconteceu na última sexta-feira (12/11), em parceria com o Centro Universitário do Norte (Uninorte), com oferta de aferição de glicemia; testes rápidos de HIV; sífilis e hepatites B e C; determinação de Índice de Massa Corporal (IMC); orientação nutricional e aferição de pressão. Ao total, 112 pessoas participaram da atividade.

Iluminação especial

Além da ação de saúde, para marcar a adesão do Tribunal à “Campanha Novembro Azul”, a fachada inferior do Edifício Arnoldo Péres, Sede do Poder Judiciário Estadual localizada no Aleixo, passará todo este mês iluminada de azul, a cor da campanha.

Câncer de próstata

Segundo dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata. No País, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e, considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e situa-se logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada.

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem esses fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas, são: dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência; presença de sangue na urina e/ou no sêmen. Fatores de risco também podem influenciar no diagnóstico, como obesidade; histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio) e raça (homens negros sofrem maior incidência desse tipo de câncer).

A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão.

 

#PraCegoVer – a foto que ilustra a matéria é uma imagem aérea do edifício-sede do TJAM, em que é possível ver o detalhe da fachada frontal inferior do prédio iluminada na cor azul, em alusão à campanha Novembro Azul. A foto, feita ao anoitecer, oferece um lindo panorama da região do entorno da sede do Tribunal, com destaque para a grande área por trás do prédio (zonas Leste e Sul da capital). 

 

 

Jéssica Rebello

Foto: Chico Batata

Revisão de texto: Joyce Tino

DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771
E-mail:  [email protected]

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Estado do Amazonas
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Canal da JustiçaManchete

Coordenadoria da Infância e da Juventude inicia as atividades do “Projeto Árvore Encantada 2022”

07/11/2022
Canal da JustiçaManchete

TJAM sediará a partir de quarta-feira (9) eventos nacionais da área da Infância e da Juventude

07/11/2022
Canal da JustiçaManchete

Poder Judiciário tem 48 processos pautados para o “Mês Nacional do Júri” na capital amazonense

04/11/2022
Canal da JustiçaManchete

Comarcas do interior em contagem regressiva para a Semana Nacional da Conciliação  

04/11/2022
Canal da JustiçaManchete

TJAM e Grupo de Monitoramento divulgam portarias sobre grupos de trabalho interinstitucionais

04/11/2022
Canal da JustiçaManchete

TJAM realizará eleições para cargos diretivos da instituição na próxima terça, dia 8 de novembro

04/11/2022
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus