Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Comissão da Mulher em Situação de Violência reúne com juízes da capital e do interior para alinhar os preparativos da 19.ª Semana Justiça pela Paz em Casa
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Canal da Justiça

Comissão da Mulher em Situação de Violência reúne com juízes da capital e do interior para alinhar os preparativos da 19.ª Semana Justiça pela Paz em Casa

12/11/2021
Penha reuniC3A3o JustiC3A7a pela Paz
Compartilhar

Conduzida pela desembargadora Graça Figueiredo, a reunião aconteceu em duas etapas: presencialmente, com os juízes da capital; e por videoconferência com os magistrados do interior.


 

A desembargadora Graça Figueiredo, coordenadora da Comissão da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Amazonas, reuniu na manhã desta quinta-feira (11/11), com juízes da capital e do interior visando aos preparativos para a “19.ª Semana Justiça pela Paz em Casa”, que será realizada de 22 a 26 de novembro. A reunião aconteceu em duas etapas: presencialmente, com os juízes da capital; e por videoconferência com os magistrados do interior.

Participaram da reunião presencial com a desembargadora, os juízes Ana Lorena Gazzineo, titular do 1.º Juizado Especializado no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (1.º Juizado Maria da Penha); a juíza Luciana da Eira Nasser, titular do 2.º Juizado Maria da Penha; e o juiz Reyson de Souza e Silva, que responde pelo 3.º Juizado.

A “Semana Justiça pela Paz em Casa” é um esforço concentrado de todos os Tribunais do País com o objetivo de agilizar o andamento dos processos relacionados à violência contra a mulher e sensibilizar a sociedade para a triste realidade de violencia que as mulheres brasileiras enfrentam. O evento é realizado, desde 2015, com três edições ao ano e segue a orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), objetivando ampliar a efetividade da Lei n.º 11.340/2006, mais conhecida como “Lei Maria da Penha”. A primeira edição é promovida no mês de março, fazendo referência ao “Dia Internacional da Mulher”; a segunda, no mês de agosto, por ocasião do aniversário de sanção da “Lei Maria da Penha”; e a terceira edição ocorre em novembro, em alusão do dia 25 desse mês, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o “Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher”. Além das audiências, a programação também inclui ações interdisciplinares organizadas pelos tribunais, que buscam dar visibilidade ao assunto e sensibilizar a sociedade para a necessidade do combate à violência de gênero.

A desembargadora Graça Figueiredo destacou que ainda está sendo consolidado o número de audiências que as três Varas Maria da Penha da capital bem como as Varas das comarcas dos Municipios do interior realizarão nessa última edição do ano do projeto. “Fizemos uma prévia, uma reunião com os colegas da capital, juízes das três Varas Maria da Penha, e das Comarcas do interior do Estado para ajustes de procedimentos, no sentido de avançarmos nos preparativos da ação que realizaremos no período de 22 a 26 de novembro. Atuamos o ano inteiro, mas teremos esse intensivão de audiências e julgamentos de processos. Estamos verificando quais são as dificuldades, o que podemos melhorar, o material que vai ser divulgado e utilizado, e disponibilizando, com a ajuda da Defensoria e do Ministério Público, juízes para que possamos ter êxito nessa nossa última edição do ano ano da grande ação voltada para o combate à violência doméstica”, afirmou a desembargadora.

A magistrada ressalta que a expectativa para a realização da “Semana Justiça pela Paz em Casa” é a maior possível. “Todos os juízes estão engajados, pois temos um compromisso com o CNJ de divulgarmos, depois do dia 26, com certeza, o resultado exitoso da nossa campanha, informando que o Amazonas está na vanguarda do combate à violência doméstica, da violência contra a mulher. Basta de tanta morte, de tantos maus-tratos”, acrescentou a desembargadora. 

A juíza Ana Lorena Gazzineo destacou a importância da campanha para a celeridade de julgamentos dos processos, antecipando que o 1.º Juizado Maria da Penha tem pautados 480 audiências para o período. “Estamos preparando a pauta, e vamos funcionar de forma presencial e com uma sala preparada para audiências híbridas. Estamos contando com o auxílio de mais um oficial de Justiça para garantir a intimação das parte a fim de que possamos fazer as audiências e dar uma resposta mais rápida às vítimas. A finalidade da campanha é acelerar o julgamento dos processos e chamar a atenção da sociedade para o problema que é a violência doméstica no Brasil”, explica a magistrada.

A juíza titular do 2.º Juizado Maria da Penha, Luciana da Eira Nasser, destaca que a unidade separa uma média de 220 processos para realizar audiências de instrução, assim como o atendimento também às mulheres e ao requeridos nesses processos para que possam ser inseridos na Rede de Proteção. “Nessa semana, pretendemos não apenas agilizar a tramitação dos processos mas também chamar a atenção para a temática e divulgar perante a população os dados da violência doméstica para realmente engajar a sociedade no combate”, esclarece.

Segundo o magistrado Reyson de Souza e Silva, que é juiz auxiliar de 2.ª Entrância e que atualmente responde pelo 3.º Juizado, um total de 214 audiências estão pautadas para a campanha na unidade. “Nossa expectativa para a ‘Semana pela Paz em Casa’ é que todo o trabalho que está sendo organizado seja implementado com êxito e que a população abrace a ideia, que as partes compareçam às audiências ou por via presencial, atendendo os requisitos sanitários estabelecidos pelo Tribunal de Justiça – como carteira de vacinação e álcool em gel -, ou então por via remota acessando os links mediante o aplicativo Google Meet. E que a população se conscientize da importância do movimento e das causas do problema”, comentou o juiz.

 

 

 

Paulo André Nunes

Foto: Chico Batata

DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771
E-mail:  [email protected]

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Vacinação, Violência, Violência doméstica
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Backgrounds Arvore Encantada scaled
Canal da JustiçaManchete

Coordenadoria da Infância e da Juventude inicia as atividades do “Projeto Árvore Encantada 2022”

07/11/2022
AnC3BAncio Fonajuv Fonajuv
Canal da JustiçaManchete

TJAM sediará a partir de quarta-feira (9) eventos nacionais da área da Infância e da Juventude

07/11/2022
Julgamento Adiel
Canal da JustiçaManchete

Poder Judiciário tem 48 processos pautados para o “Mês Nacional do Júri” na capital amazonense

04/11/2022
conciliacao2
Canal da JustiçaManchete

Comarcas do interior em contagem regressiva para a Semana Nacional da Conciliação  

04/11/2022
GMF Portarias
Canal da JustiçaManchete

TJAM e Grupo de Monitoramento divulgam portarias sobre grupos de trabalho interinstitucionais

04/11/2022
Canal da JustiçaManchete

TJAM realizará eleições para cargos diretivos da instituição na próxima terça, dia 8 de novembro

04/11/2022
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus