Atividade iniciada nesta segunda-feira e voltada para o público interno, inclui consultas médicas, exames e vacinação.
As atividades da Campanha Outubro Rosa, coordenada pelo Subcomitê de Atenção à Saúde de Magistrados e Servidores e realizada pela equipe da Secretaria de Serviços Integrados de Saúde do TJAM, teve início nessa segunda-feira (18/10) com atendimentos nas especialidades de ginecologia e mastologia; coleta de exame preventivo do câncer de colo do útero (PCCU) e vacinação – DT (difiteria/tétano); HB (hepatite B); TV – tríplice viral (sarampo;caxumba;rubéola) e H1N1 (influenza A). A ação, que está sendo realizada no Setor de Serviços Médicos do Fórum Honoch Reis, e prosseguem até sexta-feira (22) foi bastante movimentada em seu primeiro.
A cabo PM Neucy Lima, 42, contou que descobriu um nódulo no seio aos 16 anos e evitou o pior. Há 3 anos, período que atua em disponibilidade para o Tribunal, ela faz exames preventivos no período do evento e parabenizou a organização. “O TJAM está de parabéns pela iniciativa porque beneficia muito as mulheres, orienta para a prevenção de doenças como o câncer de colo de útero e de mama e além disso, permite dentro da rotina tão atarefada que façamos nossos exames periódicos. Isso previne coisas piores”, disse a militar.
A agilidade no atendimento foi elogiada pela auxiliar de limpeza, Euzani Ferreira Leite, 58. “Estou no Tribunal há oito anos e esse momento de atendimento para todas as mulheres é uma grande oportunidade pra gente se cuidar”, disse ela.
A enfermeira Néia Moura, explicou que a campanha é de grande importância para a prevenção e o agendamento ainda está disponível. “A campanha com as ações do ‘Outubro Rosa’ vem sendo divulgada em todos os canais do TJAM e estamos agendando oito atendimentos diários. Temos a equipe do Setor Médico à frente dos atendimentos de coleta de exames e uma equipe de vacinação, em parceria com a Unidade Básica de Saúde Frank Calderon, da Secretaria Municipal de Saúde. É importante que as mulheres realizem seu preventivo e sigam as orientações, porque a prevenção e o diagnóstico precoce salvam vidas”, alerta a enfermeira.
Ação de Saúde
Os exames e a vacinação acontecem até dia 22 de outubro no Ambulatório Médico do Fórum de Justiça Ministro Henoch Reis e o agendamento pode ser feito de 9h às 14h, pelos números 3303-5257/ 5022 / 5018. Para se vacinar, não é necessário o agendamento prévio.
Sandra Bezerra
Fotos: Pablo Potter
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771
E-mail: d[email protected]