Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Arquivo Central representa TJAM em reunião no Museu do Judiciário sobre criação de Conselho Estadual de Arquivo
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Canal da Justiça

Arquivo Central representa TJAM em reunião no Museu do Judiciário sobre criação de Conselho Estadual de Arquivo

27/09/2021
Compartilhar

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) participou, por meio da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) e Arquivo Central do TJAM, na última sexta-feira (24/09), de uma reunião realizada na sede do Museu do Judiciário, no Centro de Manaus, com representantes do Arquivo Público do Estado do Amazonas. Entre os temas em pauta, a proposta de constituição de um Conselho Estadual de Arquivo.

O Tribunal foi representado pelo gerente do Arquivo Central e membro da CPAD, Manoel Pedro de Souza Neto, e pelo gerente de Arquivo do 2.º Grau, Renan Dantas, com o chefe do Arquivo Público do Estado, Marcelo Araújo, representando o órgão estadual.

A possibilidade de constituição do Conselho Estadual de Arquivo, reunindo os poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, foi um dos temas discutidos no encontro. O objetivo da criação do conselho é aprimorar as diretrizes da política de gestão e preservação de documentos do Amazonas, visando à proteção e a preservação do patrimônio documental do Estado.

“Nos foi apresentado pelo chefe do Arquivo Público, Marcelo Araújo, uma minuta lida e discutida por nós, onde também sugerimos alterações. O objetivo do Conselho Estadual de Arquivo é o fortalecimento da preservação e da memória do patrimônio documental do Amazonas, reunindo forças tanto no Executivo quanto no Legislativo, e no Judiciário, para que possamos caminhar, em parceria, propostas a para construção de uma política de preservação e memória do nosso Estado”, comentou o gerente Manoel Pedro de Souza Neto.

“É uma iniciativa inédita no Estado. Uma aproximação institucional importante para o fortalecimento da política de gestão de documentos e preservação do patrimônio documental do Amazonas. O objetivo do Arquivo Público do Estado e da Secretaria de Administração e Gestão, na gestão do secretário Fabricio Barbosa, é reunir as instituições em busca de soluções tecnológicas, instrumentos e procedimentos em gestão de documentos, arquivos e informações para melhor servir à sociedade”, disse Marcelo Araújo.

O segundo tema discutido na reunião foi uma futura parceria institucional para o desenvolvimento na área de tecnologia aplicada aos arquivos. Algumas questões tecnológicas também foram discutidas. “Hoje o Tribunal de Justiça do Amazonas já possui instalado um repositório arquivístico digital, confiável, que pode, no futuro, quando o do Arquivo Público do Estado tiver também o seu, conectar documentações e, assim, facilitar o acesso a pesquisadores e à sociedade em geral. No TJAM temos, por exemplo, um conjunto documental sobre africanos livres, e o Arquivo Público do Estado possui um material também sobre a questão da Abolição da Escravatura. Quando ambas as instituições tiverem o seu repositório, vamos descrever e conectar com o deles, fazendo uma remissiva para informar. Desse modo, o pesquisador terá a possibilidade de pesquisar em ambas as documentação”, destacou Pedro Neto.

Fundo para a memória

A capacidade de captação de recursos para a política de arquivos do Amazonas foi outro tema abordado na reunião. Marcelo Araújo trouxe a ideia de criar um fundo de apoio à preservação e memória da política de gestão documental e memória do Estado do Amazonas, para custear projetos. “Isso vai envolver o Executivo, Legislativo e o Judiciário. Foi uma primeira rodada de discussão e o Marcelo ficou de nos apresentar uma minuta para que possamos discutir e encaminhar para o Governo do Estado para que todos esses poderes, no futuro, possam acessar esse fundo”, disse Pedro.

Ele frisou que a ideia é que o dialogo sobre esses temas também possa alcançar a diretoria de documentação e informação da Assembleia Legislativa do Estado, e tentar alinhar um planejamento a longo prazo da política de preservação da memória do Amazonas. “Pretendemos nos reunir com outras instituições como Assembleia Legislativa, órgãos de fiscalização e controle, universidades e outras entidades custodiadoras de acervos históricos, assim como especialistas em Ciência da Informação, Arquivologia e História para aprimorar a legislação estadual e construir diretrizes para toda a administração pública”, destacou Pedro Neto.

Segundo ele, a estratégia geraria eficiência institucional, economia de recursos públicos e a preservação de documentos e informações de valor histórico para a memória do Amazonas e da Amazônia. “A constituição de um fundo é a garantia de continuidade das ações de uma política pública de informação e fundamental para a modernização destas instituições, especialmente neste cenário de crise econômica que inviabiliza os investimentos”, reforça o chefe do Arquivo Público Marcelo Araújo.

 

 

 

 

Paulo André Nunes

Foto:

DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771
E-mail: [email protected]

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Economia, Estado do Amazonas, Fiscalização, Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Backgrounds Arvore Encantada scaled
Canal da JustiçaManchete

Coordenadoria da Infância e da Juventude inicia as atividades do “Projeto Árvore Encantada 2022”

07/11/2022
AnC3BAncio Fonajuv Fonajuv
Canal da JustiçaManchete

TJAM sediará a partir de quarta-feira (9) eventos nacionais da área da Infância e da Juventude

07/11/2022
Julgamento Adiel
Canal da JustiçaManchete

Poder Judiciário tem 48 processos pautados para o “Mês Nacional do Júri” na capital amazonense

04/11/2022
conciliacao2
Canal da JustiçaManchete

Comarcas do interior em contagem regressiva para a Semana Nacional da Conciliação  

04/11/2022
GMF Portarias
Canal da JustiçaManchete

TJAM e Grupo de Monitoramento divulgam portarias sobre grupos de trabalho interinstitucionais

04/11/2022
Canal da JustiçaManchete

TJAM realizará eleições para cargos diretivos da instituição na próxima terça, dia 8 de novembro

04/11/2022
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus