Kon Tsih Wang foi nomeado desembargador eleitoral em vaga representativa da classe dos advogados.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) prestigiou na manhã desta sexta-feira (02/07) a sessão solene de posse do novo desembargador eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM), Kon Tsih Wang, que atuará na Corte Eleitoral no biênio 2021/2023, representando a classe dos advogados. O desembargador João de Jesus Abdala Simões, diretor da Escola de Magistratura do Amazonas (Esmam), representou o Tribunal de Justiça na solenidade. O diretor da Escola de Aperfeiçoamento do Servidor (Eastjam), desembargador Flávio Pascarelli, também participou da cerimônia. Ambos integraram a mesa de autoridades de forma virtual, uma vez que, em atenção às medidas de prevenção à covid-19, a solenidade foi organizada em modelo híbrido, com uma parte dos convidados presentes ao Plenário do TRE/AM e outra participando por videoconferência.
A saudação ao novo membro do TRE/AM foi feita pelo desembargador eleitoral Fabrício Marques. Ele ressaltou que o Estado tem 2,5 milhões de eleitores e mais de 7 mil seções eleitorais e que se prepara para as eleições gerais de 2022, quando deverá mais uma vez atuar nas fases que vão desde o registro das candidaturas até a diplomação dos eleitos. “O desembargador Kon Tsih Wang reforçará, portanto, o trabalho realizado pela corte eleitoral. Além de advogado militante, é professor universitário com extensa experiência acadêmica, a qual evidencia o seu notável saber jurídico para atuar nos feitos desta Corte. Ele possui um forte espírito de equipe, qualidade essa importante no cenário da colegialidade”, afirmou Fabrício Marques.
Graduado em Direito pelo Centro Integrado de Ensino Superior do Amazonas; pós-graduado em quatro áreas (Direito Civil e Processual Civil; Direito Tributário e Legislação de Impostos; Direito Civil e Empresarial; e Ciências Jurídico-Processuais); mestre em Direito e doutorando em Direito, em seu discurso de posse, Kon Tsih Wang agradeceu o apoio dos familiares – homenageou a memória do pai, falecido no início deste ano -, e dos professores que contribuíram com sua formação, incluindo os desembargadores Cláudio Roessing e Flávio Pascarelli, do TJAM. Fez também referência ao ministro Mauro Campbell Marques, do STJ, de quem foi estagiário quando esse ainda era membro do Ministério Público do Amazonas.
O desembargador Wellington Araújo, presidente do TRE/AM, destacou em seu pronunciamento que, no contexto da pandemia, essa foi a primeira solenidade de posse de um novo membro da Corte Eleitoral, no formato híbrido – lembrando que ele mesmo foi empossado presidente, há três meses, em solenidade inteiramente virtual –, dando os primeiros passos para o retorno das atividades presenciais do Tribunal. “Estamos, graças a Deus e à ciência, avançando na imunização, o que renova nossas esperanças na retomada da vida normal”, disse Araújo.
O presidente do TRE/AM agradeceu o empenho de todos os servidores da Corte Eleitoral, que têm incansavelmente cumprido o seu dever funcional, elevando o nome do TRE e contribuindo para o avanço dos projetos importantes para o fortalecimento da democracia “que, em nosso País, infelizmente, tem sofrido ataques vis, sem qualquer lastro, e que apenas contribuem para a desordem e infundada resistência a instituições há muito tempo consolidadas”.
Araújo afirmou ainda que a Justiça Eleitoral brasileira e o sistema eleitoral do País estão entre os mais modernos do mundo, e são motivo de orgulho para todos que trabalham diariamente em contato com a jurisdição e para os brasileiros que acreditam na democracia. “E é o fortalecimento da democracia, bem como das nossas instituições, que também será uma marca da atuação do dr. Kon Tsih Wang no nosso Tribunal Eleitoral. Estamos alegres de recebê-lo em nossa casa e desejamos a ele um profícuo mandato”, afirmou o desembargador.
Terezinha Torres
Fotos: Raphael Alves e Chico Batata
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771
E-mail: [email protected]