No intuito de reforçar as medidas sanitárias e dar mais segurança ao ambiente de trabalho, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), por meio da Secretaria Executiva de Administração e Finanças (Seaf), realizou, na última segunda-feira (24/05), a testagem para Covid-19 em todos os colaboradores da pasta.
O teste realizado foi o RT-PCR (swab nasal) – teste para detecção do novo coronavírus que é considerado teste “padrão ouro” pelos especialistas da área da saúde. Todo o procedimento foi feito seguindo as medidas de segurança sanitária, tais como distanciamento social, uso de álcool em gel e uso de máscaras.
A testagem foi realizada em duas etapas: a primeira ocorreu na segunda-feira (24/05) no prédio da Sedecti, localizado à rua Urucará, no bairro Cachoeirinha, e a segunda foi feita nas instalações da Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), localizada à avenida Djalma Batista, no bairro Chapada.
O titular da Sedecti, Jório Veiga, considerou como muito importante a participação dos servidores nos dias da testagem.
“Isso mostra o quanto nossos servidores e colaboradores estão atentos e procurando se cuidar e se prevenir contra a Covid-19. Todas as pessoas, mesmo aquelas que já foram vacinadas, precisam estar em alerta e continuar se protegendo porque ainda continuamos em uma pandemia”, reforçou Veiga.
O secretário executivo da Seaf, Julio Ramon, destaca que “esta foi a quinta testagem geral dos servidores da Sedecti durante a pandemia.
“Como esperávamos, tivemos uma ótima participação de todos. Isso é muito bom, pois nos permite tomar medidas preventivas de forma efetiva e planejada e, assim, conseguirmos preservar, ao máximo, a integridade e a saúde de nossos colaboradores. Além disso, também foi possível obter dados estatísticos que colaboram com as ações e estratégias em vários níveis de nossa gestão”, enfatizou Ramon.
Os resultados dos testes devem ficar prontos nos próximos dias. A iniciativa foi um trabalho em conjunto das equipes do Núcleo de Apoio Psicossocial (Naps), do Departamento de Desenvolvimento Organizacional e Finanças (DDOF), do Departamento de Administração e Logística (Deal) e também contou com o apoio da Gerência de Apoio Logístico (Geal) da Seaf/Sedecti.
O teste de RT-PCR é feito a partir da coleta de mucosa do nariz e da garganta que permitem a detecção do vírus já nos primeiros dias da doença. O exame mapeia a presença de vírus ativo por meio da secreção coletada via um “swab” (um cotonete longo e estéril) nasal. É um exame que atua detectando o material genético do vírus e apresenta resultados bastante confiáveis.