Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Reflexões em tempos de pandemia e as lições deixadas pela covid19 foram discutidos em palestra virtual realizada pela Ejud11
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Canal da Justiça

Reflexões em tempos de pandemia e as lições deixadas pela covid19 foram discutidos em palestra virtual realizada pela Ejud11

17/03/2021
Compartilhar

572A escola Judicial do Tribunal Regional do trabalho da 11ª Região – Amazonas e Roraima (Ejud11) realizou, no dia 12 de março, a Abertura do ano letivo 2021 com a palestra “Quais lições a COVID nos deixou? Reflexões em tempos de pandemia”, ministrada pelo doutor em psicologia, Cristiano Nabuco. A solenidade virtual foi transmitida ao vivo no canal do TRT11 no YouTube (www.youtube.com/trt11r).

Compuseram a mesa de honra virtual a vice-presidente do TRT11, desembargadora Solange Maria Santiago Morais, no exercício da presidência do Regional; o diretor da Ejud11, desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva; e a vice-diretora da Ejud11, juíza do trabalho Carolina de Souza Lacerda Aires França.

A abertura da solenidade foi realizada pela presidente do TRT11 em exercício, desembargadora Solange Maria Santiago Morais, que lamentou o falecimento dos servidores do TRT11 vítimas da covid 19 e parabenizou a Ejud11 por ter continuado as atividades ao longo de todo o ano de 2020, mesmo diante de todos os desafios impostos pela pandemia do coronavírus. “Ao mesmo tempo que celebramos mais uma abertura do ano letivo da Ejud11, é impossível não lembrar as dolorosas lições do ano de 2020 e dos primeiros meses de 2021. As perdas foram enormes, a pandemia nos lembrou a importância da vida, das pequenas alegrias, e de valorizar as pessoas. Como casa de ensino, em meio às adversidades, a Ejud11 permaneceu firme no seu propósito ao longo de 2020, sem paralisar suas atividades. As lições e o aperfeiçoamento técnico de magistrados e servidores continuaram virtualmente e através do ensino a distância. A Ejud11, assim como o próprio Tribunal, está cada vez mais digital. A jornada de trabalho e aprendizado de 2021 PODE não ser suave, mas devemos aceitar a dificuldade e a dor como são, caminhando com fé no futuro aos dias que virão”, declarou a magistrada.

O desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva, diretor da Ejud11, iniciou sua fala solicitando um minuto de silêncio em memória às vítimas da covid19. Ele fez um balanço do que a Ejud11 realizou em 2020 e apresentou a programação da escola Judicial para 2021, com os cursos a serem realizados e os eventos como a entrega das Medalhas de Honra ao Mérito da EJUD11 e da premiação do Prêmio Mulheres Formadoras e Informadoras da justiça do trabalho, edição 2020 e 2021. Também citou parcerias formadas com outras escolas Judiciais e escolas de idiomas. “Agradeço a parceria e a lealdade dos magistrados e servidores do TRT11 com a Ejud11 e em especial à presidencia do Regional que sempre concedeu apoio irrestrito à escola. A palestra de hoje será uma grande lição para todos nós e espero que possamos sair da pandemia pessoas melhores, mais humildes e mais humanos”, encerrou.

A vice-diretora da Ejud11, juíza do trabalho Carolina França, apresentou o palestrante e fez a leitura do curriculum resumido do psicólogo. “O objetivo da escola é capacitar, e aprender a lidar com a dor também é uma forma de capacitação. Por esta razão, a escola tema a honra e a satisfação de receber novamente o Dr. Cristiano Nabuco, que irá nos brindar com mais esta palestra”, disse a juíza.

Problemas na saúde mental

Com 15 livros publicados sobre psicologia, psiquiatra e saúde mental, o palestrante Cristiano Nabuco falou sobre quatro grandes ondas da pandemia: 1a onda – é a pandemia propriamente dita; 2a onda – do colapso no atendimento de saúde; 3a onda – agravamento dos quadros crônicos; 4a onda – dos problemas de saúde mental. Para ele, os efeitos da quarta onda serão percebidos e sentidos durante muitos anos, pois os problemas na saúde mental das pessoas começam de forma silenciosa, e muitos não dão o devido valor pois acham que é apenas fraqueza temporária. “Cinco a cada dez pessoas reclamam da saúde mental. Porém, a maioria tende a esconder ou não dar valor porque é um tema que ainda envolve muito preconceito, vergonha e constrangimento. A quarta – dos problemas da saúde mental – durará até 2029”, afirmou.

Cristiano Nabuco comparou a pandemia do coronavírus a uma guerra, pois não sabemos quanto tempo vai durar, como nos defender do ‘inimigo’, nem como estaremos quando a guerra/pandemia acabar. No entanto, ele acredita que tanto a guerra como a pandemia em que estamos vivendo provoca mudanças expressivas nas pessoas: “existe o outro lado da moeda, precisamos aprender com tudo isso. As rupturas são tão grandes e poderosas que não Podemos ficar os mesmos depois da pandemia”.

Dicas para manter a saúde mental

Durante a palestra, ele deu algumas dicas para ajudar a manter a saúde mental durante a pandemia: “Não nao fale mal das coisas, não reclame da vida, não reclame do seu trabalho, não reclame das pessoas. Não passe adiante notícias ruins. Ainda temos coisas positivas a serem divididas. Se você não tem o q falar, estenda a mão. Não seja a pessoa que libera energia negativa, ou que apaga a esperança de dias melhores. Não passe adiante o medo e a derrota. Ao contrário, passe adiante a fé, a capacidade do ser humano de tolerar, de superar e de vencer”, defendeu.

Outra dica que o psicólogo deixou foi manter a rotina. “É importante que nós tentemos realizar ou criar uma rotina que seja parecida o máximo possível daquela que tínhamos antes da pandemia. Acordar no mesmo horário, fazer as refeições, dormir, etc. Na medida em que eu mantenho a rotina, eu passo para o cérebro que eu ainda tenho algum controle do meu cotidiano. Ter rotina faz com que a gente se acalme e recupere o equilíbrio pessoal”, afirmou ele.
O médico psiquiatra e pós doutor falou também sobre a importância da desconexão. “Silencie, desligue o celular e a televisão. Evite o excesso de informações e de notícias ruins. Assistir o noticiário televisivo, ler sobre mortes e coisas ruins o tempo todo faz com que o nosso cérebro fique sempre em alerta e com medo. Se você PODE se ajudar, porque não faze-lo? Nós não Podemos acalmar a tempestade, mas Podemos nos acalmar ate a tempestade passar”, concluiu.

Ao final da palestra, ele deixou quatro perguntas para reflexão dos participantes, encorajando-os a pensar a respeito e a responder as questões: 1) O que você tem aprendido com esta experiência? 2) O que realmente vai importar pra você daqui pra frente? 3) Qual é a sua missão? 4) Você está florescendo?

Para acessar a live completa, clique no vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=30seLwMkZMI

 

ASCOM/TRT11
Texto: Martha Arruda
Edição de imagem: Renard Batista
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Educação, Estado de Roraima, Estado do Amazonas, Justiça, TRT 11ª Região Amazonas e Roraima
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Canal da JustiçaManchete

Coordenadoria da Infância e da Juventude inicia as atividades do “Projeto Árvore Encantada 2022”

07/11/2022
Canal da JustiçaManchete

TJAM sediará a partir de quarta-feira (9) eventos nacionais da área da Infância e da Juventude

07/11/2022
Canal da JustiçaManchete

Poder Judiciário tem 48 processos pautados para o “Mês Nacional do Júri” na capital amazonense

04/11/2022
Canal da JustiçaManchete

Comarcas do interior em contagem regressiva para a Semana Nacional da Conciliação  

04/11/2022
Canal da JustiçaManchete

TJAM e Grupo de Monitoramento divulgam portarias sobre grupos de trabalho interinstitucionais

04/11/2022
Canal da JustiçaManchete

TJAM realizará eleições para cargos diretivos da instituição na próxima terça, dia 8 de novembro

04/11/2022
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus