Na manhã da última terça-feira (17), membros, servidores e estagiários do Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas realizaram festa de formatura para os alunos da Escola Municipal São Lázaro e realizaram entrega de presentes às crianças da escola, localizada na comunidade União e Progresso, à margem do rio Amazonas, na região metropolitana de Manaus. Na próxima sexta-feira (20), representantes do MPF farão ação social similar na Escola Municipal Pedro Dias Silva, localizada no ramal do Pau Rosa, na rodovia BR 174.
A entrega dos presentes ocorreu após o encerramento da cerimônia de formatura de alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I. Vestidos de Papai e Mamãe Noel, os procuradores da República Edmilson da Costa Barreiros Júnior e Bruna Menezes Gomes da Silva surpreenderam a criançada com presentes que foram pedidos em cartas destinadas ao Papai Noel e à Mamãe Noel.
Após o momento de surpresa, interação com os personagens natalinos e a entrega dos presentes, os representantes do MPF também presentearam professores e profissionais da escola e realizaram sorteio de brinquedos e materiais escolares para as crianças.
Impressionada com o resultado da campanha do MPF, a diretora da escola, Maria Angélica destacou o sentimento de gratidão dos pais, alunos e profissionais da escola. “Eu não estou acreditando que conseguimos isso. A princípio eu não tinha noção que ia ser essa coisa toda. Nós e vocês todos realizaram o sonho dos meninos. Agora pouco alguns pais me chamaram, me abraçaram e falaram: ‘que coisa linda’. Eu não tenho palavras para agradecer todos vocês que fizeram isso por essas crianças”, afirmou Maria Angélica.
A procuradora regional dos Direitos do Cidadão, Bruna Menezes Gomes da Silva, falou sobre a importância da experiência para os representantes do MPF que participaram da ação. “Dar oportunidade de servidores participarem dessa entrega, verem a felicidade das crianças e terem esse contato mais próximo com a comunidade é sempre muito valioso, porque garante que as pessoas conheçam a população além do papel. Também serviu para nós relembrarmos o motivo pelo qual trabalhamos, que é garantir educação, garantir saúde e garantir que essas crianças possam ter dignidade e pleno acesso a serviços”, finalizou a Mamãe Noel da ocasião.
Campanha interna – A realização da formatura e da entrega dos presentes foi possível graças à campanha de doação e ao planejamento e empenho dos profissionais da escola. Além da doação dos presentes, a comunidade interna do MPF também contribuiu para a festa de formatura. A ideia de realizar esta ação social natalina surgiu a partir de visita à comunidade durante o projeto Caminhos das Águas.