18:41 – 17/12/2019
AVISO DE PAUTA
ASSUNTO: Gestantes em pré-natal conhecem maternidade onde vão ter seus bebês.
DATA: Dia 18 (quarta-feira) de dezembro de 2019.
HORÁRIO: Às 9h.
LOCAL: Rua 07, s/nº, Alvorada I, em frente ao Abrigo Moacyr Alves.
CONTATO: Assessoria de Comunicação da Susam – Gisele Rodrigues (92) 98407-1699.
RESUMO: Para aproximar as gestantes das maternidades durante o pré-natal, a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) realiza o projeto de vinculação. Durante as reuniões de vinculação as gestantes em pré-natal, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de cada distrito de saúde, esclarecem as dúvidas e conhecem o espaço onde darão à luz.
De acordo com a coordenadora da Rede Cegonha da Susam, Cilícia Aquino, o projeto funciona em parceria com o município, que é o responsável pelo acompanhamento no pré-natal.
“As equipes de cada distrito encaminham as grávidas para as visitas de vinculação nas maternidades. Na visita, as mães podem tirar dúvidas sobre a preparação do parto, a maternidade de referência para o nascimento da criança e sobre os cuidados na reta final da gestação”, explicou a coordenadora.
Na Maternidade Alvorada, em seis anos, mais de 8 mil mulheres participaram da ação e, nesta quarta-feira (18/12), outras 60 gestantes irão visitar a unidade, na zona oeste de Manaus.
Realizada todas as quartas-feiras, as grávidas vinculadas à Maternidade Alvorada são de UBSs do distrito-oeste que compreende os bairros: Redenção, Alvorada, Lírio do Vale, Ajuricaba, Santos Dumont e Compensa.
A visita à maternidade é uma ação preconizada pela Rede Cegonha e faz parte da dimensão “Vinculação”, que integra o programa de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (Apice On), do Ministério da Saúde (MS). Na Maternidade Alvorada a ação é a realizada desde 2013.
Reduz ansiedade – De acordo com diretor da unidade, Marcos Fernandes, a vinculação da gestante ocorre para que a mãe conheça o ambiente e o processo que será feito no dia do nascimento.
“A ação tem o intuito de evitar que a gestante chegue ansiosa, nervosa, e sinta-se segura para o momento do parto. A Rede Cegonha preconiza que a gestante conheça, com antecedência, o local em que ela provavelmente seja assistida na hora do nascimento do bebê”, explicou o diretor.
Dúvidas respondidas – Os olhares curiosos, a atenção apurada para não perder nenhuma informação são características presentes nos pais, em cada uma das reuniões, segundo a coordenadora da Rede Cegonha na Maternidade, Marinalva Figueiredo.
Entre as principais dúvidas apresentadas está a presença do pai no parto e qual é o momento certo de ir para maternidade.
Segundo a coordenadora, na reunião de vinculação as gestantes recebem orientação sobre o início do trabalho de parto, sinais e sintomas do trabalho de parto, o aleitamento materno, a função do acompanhante no processo de trabalho de parto e no nascimento da criança. “É um serviço de empoderamento das famílias com informações preciosas”, ressaltou ela.
Reportar Erro
[embedded content]
Notícias Relacionadas