A Coordenação de Educação Permanente em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) realizou nesta sexta-feira (22/11) a primeira oficina de implantação do Núcleo de Educação Permanente do Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC) Dr. Rubim de Sá, na zona centro-oeste de Manaus.
A oficina é uma das fases que antecedem a implantação do núcleo de Educação Permanente na unidade. Na atividade, os servidores do CAIC foram apresentados a conceitos de ferramentas de gestão, de educação permanente e sobre o funcionamento dos núcleos.
Para o chefe do Departamento de Gestão de Recursos Humanos (DGRH) da Susam e membro da Comissão de Educação Permanente, Gilberson Barbosa, o objetivo da gestão é garantir que as unidades, além de lugar de trabalho, também sejam lugar de aprendizado para os servidores. Segundo ele, esse é o ambiente ideal para melhorar o serviço e para motivar o servidor.
“A educação permanente é uma ferramenta de gestão. A gente entende que o SUS não deve ser entendido apenas no campo do tratamento de doenças, tem que pensá-lo também como lugar de produção de conhecimento. E isso acontece com a reunião e troca de diferentes conhecimentos no cotidiano das unidades”, diz Gilberson.
Instituída em 2019, a Coordenação de Educação Permanente em Saúde da Susam implantou núcleos de Educação Permanente em 19 unidades. O trabalho iniciou junto às unidades de urgência e emergência. Agora atua em CAICS e CAIMIs. Em 2020, o trabalho será realizado nas maternidades.
Política Nacional – A Educação Permanente em Saúde (EPS) se configura como uma proposta de aprendizagem no trabalho, onde o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidiano das unidades. Em 2004, o tema foi abraçado pelo Ministério da Saúde como política: a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS). Desde então, é encarada como estratégia do SUS para a formação e o desenvolvimento dos seus profissionais e trabalhadores.