Foto: Divulgação
A titular da Secretaria de Estado de Gestão e Administração (Sead), Inês Carolina Somonetti, e outros secretários de 17 estados brasileiros e o Distrito Federal (DF) estiveram reunidos com os responsáveis pela Área de Governo e Relacionamento Institucional do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O encontro foi nesta quarta-feira (9), no escritório de Brasília. Além dos secretários da pasta de Administração, também participaram da reunião os titulares das pastas de planejamento. No evento, o banco de fomento colocou seu portfólio de negócios à disposição dos governos, como parcerias, desestatização e apoio à reestruturação fiscal.
Foi apresentado aos secretários um cardápio de serviços que vai desde tradicionais financiamentos, passando pelo acompanhamento fiscal permanente, até soluções integradas para estruturação e concessão de projetos de infraestrutura, como rodovias, saneamento básico, além da venda de imóveis.
O BNDES pode ajudar no processo de atração de recursos de forma sustentável, melhorar a eficiência do estado, reduzir o tamanho daquilo que faz sentido reduzir e, em outra linha, colaborar com a capacitação técnica. Além do Amazonas e do DF, estiveram presentes na reunião secretários dos estados de Alagoas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima e Tocantins.
O BNDES tem a intenção de fortalecer sua divisão de serviços em parceria com Estados e municípios do País.