Atividade foi organizada pela Divisão de Serviço Social e contou com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade e do Instituto Soka.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) realizou na sexta-feira (20) uma ação alusiva ao Dia da Árvore, comemorado oficialmente no dia 21 de setembro. Durante a atividade, no Fórum Henoch Reis, localizado no bairro São Francisco, zona Centro-Sul, foi distribuído um total de 200 mudas de plantas frutíferas e ornamentais.
“No papel de instituição temos também essa responsabilidade de assumirmos nossa participação ativa na sociedade como um todo. Não deixa de ser uma atividade de incentivo a retornarmos nosso contato com a natureza; de promover o sentimento de valorização dos recursos naturais”, destacou Fernanda Coelho, diretora da Divisão de Serviço Social do TJAM.
Entres as plantas distribuídas havia mudas de acerola; graviola; fruta-pão; cacau; biribá e rambutã doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e pelo Instituto Soka. “É um gesto pequeno, mas que para nós é muito gratificante, pois acabamos por criar um ambiente institucional positivo e cidadão. E motivos não faltam para continuarmos promovendo junto com nossos parceiros esses pedágios ambientais, pois a questão ambiental é importante e estamos fazendo nosso papel como instituição socialmente responsável”, finalizou a diretora.
O Dia da Árvore é comemorado no Brasil, em 21 de setembro, e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação do meio ambiente. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul. A árvore é um grande símbolo para a natureza, pois absorve o gás carbônico (CO2) e libera oxigênio (O2); melhora a qualidade e umidade do ar; além de reduzir a temperatura nos ambientes e possibilitar corredores de vento.