Em comemoração aos 29 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), completados na última quarta-feira (11/09), a Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon) vem oferecendo melhoria no atendimento à população em novas instalações na capital amazonense.
Conforme o delegado Eduardo Paixão, titular da especializada, a unidade policial está atendendo em novo endereço desde o dia 22 de agosto do corrente ano. A nova sede está localizada na avenida Desembargador Felismino Soares, bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul da capital.
Segundo Eduardo, nessa nova instalação, a Decon possui espaço próprio, atendimento humanizado, auditório compartilhado e amplo estacionamento. Todas as melhorias são para prestar atendimento de qualidade ao usuário do serviço público, vítima de consumo.
“Trabalhamos para oferecer atendimento de qualidade ao consumidor, com base no CDC. Ressalto que a procura dos consumidores tem crescido significativamente, pois a Decon está cada vez mais ganhando credibilidade e conquistado a confiança dos cidadãos amazonenses”, relatou Paixão.
No Brasil, o CDC foi instituído em 11 de setembro de 1990, com a lei n° 8.078, mas entrou em vigor apenas em 11 de março de 1991. “O Código nasceu da luta do movimento de defesa do consumidor no país, em razão do descaso recorrente do pós-venda, serviços sem qualidade. Por isso, são muitos os avanços para a Decon comemorar com a população nestes 29 anos do CDC e de crescentes fiscalizações”, acrescentou o delegado.
O titular da especializada informou, ainda, que além das solicitações demandadas pelos consumidores, a Decon trata cada reclamação de maneira particular. No entanto, nem todos os casos são resolvidos de forma amigável, o que não impede a delegacia de realizar operações policiais com o intuito de coibir crimes contra o consumidor.
A Decon mantém os canais de denúncia por meio dos números (92) 99962-2731 e 3214-2264. A especializada está situada no endereço supracitado, nas dependências do prédio do 2º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde funciona, também, a 1ª Seccional Sul.