Uma agência bancária de Rio Preto da Eva (distante 57 quilômetros de Manaus) foi autuada por descumprir a Lei das Filas na tarde desta sexta-feira (5), durante ação conjunta entre Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e o Instituto de Defesa do Consumidor – Procon Amazonas.
A ação tem como objetivo o cumprimento da Lei Estadual 139/2013, a Lei das Filas, que determina que agências bancárias do Amazonas realizem atendimentos, em seus caixas, no limite de 15 minutos (em dias normais), 20 minutos (às vésperas e após feriados prolongados) e 25 minutos (nos dias de pagamento do funcionalismo público municipal, estadual e federal).
De acordo com o presidente da CDC/Aleam, deputado João Luiz (PV), fiscalizações deste tipo devem ser intensificadas, pois o direito do consumidor está sendo desrespeitado diariamente nos bancos do Amazonas.
“Chegamos à agência e conversamos com idosos que há horas esperavam por atendimento. Junto ao Procon Amazonas, autuamos a agência bancária pelo descumprimento da Lei das Filas e iremos cobrar medidas efetivas para que o direito do consumidor não continue sendo desrespeitado”, afirma o parlamentar.
Outras ações
Além de Rio Preto da Eva, a Comissão de Defesa do Consumidor já visitou e registrou reclamações nos municípios de Parintins (369 km), Coari (363 km), Tabatinga (1.108 km) e Benjamin Constant (1.121 km) e tem um plano para estar presente em mais cidades do interior do Amazonas, até o segundo semestre.
Gabinete do Deputado João Luiz (PRB)
Texto: Assessoria do Deputado
Foto: Mauro Smith