Realizada no plenário Ruy Araújo, a sessão reuniu artistas que fizeram parte da trajetória do homenageado e também várias autoridades.
O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Yedo Simões, participou na manhã desta quinta-feira (29) da sessão especial realizada pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para outorga da “Medalha do Mérito Ruy Araújo” ao cantor e ex-vereador Arlindo Júnior. A solenidade aconteceu na Sede do Poder legislativo.
A outorga da medalha a Arlindo Júnior foi proposta pelo deputado estadual Saullo Vianna (PPS), conforme a Resolução Legislativa 711/2019. Para o autor da homenagem, é de grande importância reconhecer os feitos e a trajetória do artista amazonense. “O Arlindo é um exponente na nossa cultura; uma grande identificação de toadas e do festival, em específico ao boi-bumbá Caprichoso. Eu nasci em Parintins e cresci no movimento dos bois e o Arlindo é o meu ídolo da infância, então nada mais justo do que, na oportunidade em que estou como deputado, poder homenageá-lo por todo o serviço, por toda a publicidade que ele dá para o nosso Estado e sempre deu ao Festival de Parintins, à cidade de Parintins e aos bois-bumbás”, destacou Saullo Vianna.
O presidente do TJAM, desembargador Yedo Simões, ressaltou a importância da figura de Arlindo Júnior na cultura local. “O Arlindo Júnior é um artista que divulga a nossa cultura, a nossa região, que tem um trabalho muito profundo e significativo para o Estado. Ele dedicou boa parte da vida ao boi Caprichoso, que é um dos ícones da nossa cultura. Além disso, é um homem público, já foi vereador, prestou um imenso serviço a nós, motivou o crescimento da cultura no Amazonas, que revela grandes artistas para o Brasil. Então, é uma homenagem justa. A Aleam, em bom momento, lembrou desse artista, que merece essa homenagem por tudo o que ele fez e por tudo o que ele realiza na cultura do nosso Estado”, afirmou o desembargador Yedo Simões.
Em seu discurso, Arlindo Júnior falou da emoção em receber a honrosa homenagem. “É uma felicidade muito grande, e quero primeiro agradecer a Deus por estar aqui vivo e forte. Essa medalha não é só minha, é de todos que torceram; que vibraram; que deram força para que eu pudesse estar aqui e receber a maior honraria desta Casa Legislativa. É uma felicidade imensa estar aqui, poder estar em pé e vivendo essa emoção de ver aqui os amigos e pessoas que gostam de mim”, disse o artista.
Trajetória do homenageado
Arlindo Júnior, mais conhecido como o “Pop da Selva”, é manauara. Em 1988, foi acompanhar um amigo que iria cantar na cidade de Parintins e acabou se maravilhando com o local e por lá permaneceu. No ano seguinte, foi convidado para ser o levantador oficial do boi- bumbá Caprichoso, permanecendo até o ano de 1999. Nos anos de 1998 e 1999, Arlindo defendeu dois itens ao mesmo tempo – apresentador e levantador.
A partir do ano 2000, o “Pop” ficou responsável apenas pela apresentação do enredo do bumbá na arena, sendo substituído por Júnior Paulain em 2005. No ano de 2014, quando o Caprichoso defendeu o tema “Amazônia Tàwapayêra”, Arlindo foi convidado para conduzir a apresentação do bumbá no lugar de Júnior Paulain.
Hoje, o “Pop da Selva” não faz parte do quadro oficial de itens do Caprichoso, mas sempre está entre os artistas convidados para shows do boi, seja em Parintins ou Manaus.
Yanna Andrade
Fotos: Chico Batata
Revisao de texto: Joyce Tino
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771 / 99485-8526
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.