Os julgamentos integraram as atividades da campanha Justiça pela Paz em Casa.
A 2.ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus, que funciona no Fórum Ministro Henoch Reis, no bairro São Francisco, realizou nesta segunda-feira (19) duas sessões de julgamentos com réus acusados de feminicídio. Os julgamentos fazem parte da programação da 14.ª edição da campanha “Justiça pela Paz em Casa”, promovida pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e cujas atividades se estenderão até sexta-feira (23).
As duas sessões foram presididas pela juíza titular Ana Paula de Medeiros Braga. Nos dois processos a Defensoria Pública do Estado do Amazonas atuou na defesa dos réus com a defensora Ana Karoline dos Santos Pinto. O Ministério Público do Estado do Amazonas esteve representado pelo promotor de Justiça Luiz Lobão.
No processo julgado n.º 0219212-23.2009.8.04.0001, Deuzimar Cavalcante Braga foi condenado a 8 anos de prisão, em regime fechado, pela tentativa de homicídio contra Kathelen de Oliveira Braz. Na leitura da sentença, a magistrada decretou e prisão de Deuzimar porque ele estava descumprindo as medidas cautelares impostas pela Justiça.
Consta na denúncia oferecida pelo Ministério Público que no dia do crime o acusado foi à procura da ex-mulher, que estava morando na casa da mãe, e tentou reatar o casamento. Diante da negativa de Kathelen, ele a abraçou e desferiu vários golpes de faca contra a vítima. Em seguida, tentou se matar, cortando o pulso. O crime, segundo os autos, ocorreu no dia 1.º de maio de 2009, por volta das 22h30, na rua Santa Helena, bairro Nossa Senhora de Fátima, zona Norte de Manaus. Socorrida, Kathelen sobreviveu aos ferimentos.
No outro processo julgado, de n.º 0231335-77.2014.8.04.0001, os jurados acataram a tese da defesa e absolveram Fabrício Batista de Oliveira das acusações de estupro e homicídio contra Viviane da Silva Rocha.
Carlos de Souza
Foto: Arquivo TJAM
Revisão de texto: Joyce Tino
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771 / 99485-8526
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.