O desembargador Yedo Simões de Oliveira foi agraciado com a honraria em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira, na Câmara Municipal da comarca.
O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Yedo Simões de Oliveira, foi homenageado na manhã desta sexta-feira (16) com o título de Cidadão Honorário da cidade de Codajás (distante 297 quilômetros de Manaus). A honraria foi proposta pelo presidente da Câmara Municipal local, vereador Evandro Delmiro Feitosa.
A homenagem foi feita, de acordo com o Decreto 001/2019, “pelos relevantes serviços prestados ao município de Codajás”. A solenidade de outorga do título ocorreu no Plenário da Câmara Municipal de Codajás, com a presença do prefeito local, Abrahan Lincoln Dib Bastos, de vereadores e do juiz titular da Vara Única do município, Geildison de Souza Lima.
Em seu discurso, durante a solenidade, o desembargador Yedo agradeceu ao autor da propositura e demais vereadores pela homenagem e enalteceu as qualidades do município e de seus moradores, além de lembrar da principal atividade econômica do Município, que é a produção de açaí.
“Depois de 40 anos de carreira como magistrado e percorrendo esse grande Amazonas, sou lembrado com esta homenagem pelo povo hospitaleiro deste Município pujante, que não se intimida diante das dificuldades e incertezas do momento econômico por que passa nosso país e continua empreendendo; trabalhando duro; buscando alternativas para sua economia interna; promovendo, cada vez mais, a cultura do açaí, sua grande vocação, e trazendo esperança para o futuro deste Município, sem medo de tentar ser feliz”, discursou o desembargador.
O presidente do TJAM destacou, ainda, o seu compromisso com o aprimoramento e a modernização dos serviços prestados pelo Judiciário, com especial atenção às comarcas do interior. Lembrou que esteve à frente da virtualização destas comarcas, como coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação e, posteriormente, como corregedor-geral de Justiça à época, entre 2012/2014, o que tirou as comarcas de seu isolamento secular. “Foram avanços que continuei buscando à frente do Tribunal Regional Eleitoral, como seu presidente e objetivos em que continuo persistindo na presidência do Tribunal de Justiça e como meta da minha vida profissional a serviço do jurisdicionado”, afirmou o desembargador Yedo.
Ele agradeceu o auxílio de todos os magistrados, desembargadores e juízes, servidores do Tribunal e instituições parcerias, que o ajudaram neste primeiro ano de sua gestão – completados no último mês de julho –, auxílio este que o ajudou a cumprir praticamente todos os objetivos aos quais se propôs quando assumiu a presidência da Corte Estadual. “Agora, avançamos em busca de novas realizações, como o concurso público que está em andamento para dotar nosso Poder Judiciário de um quadro perene de servidores concursados. E, nesta oportunidade, quero deixar um agradecimento especial ao povo de Codajás, na pessoa do presidente da Câmara de Vereadores, Evandro Feitosa, bem como de seu prefeito, Abrahan Lincoln Bastos, por me proporcionarem essa acolhida fraterna e a honraria de daqui por diante me considerar cidadão de Codajás”, finalizou o magistrado.
Trajetória
Yedo Simões formou-se em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (1978) e ingressou na magistratura no ano de 1979 e foi juiz de Direito das Comarcas de Barcelos; Itacoatiara; Autazes e Maués. Na Comarca de Manaus, foi titular das 3.ª, 7.ª, 8.ª e 9.ª Varas Cíveis; da 6.ª Vara Criminal; do 1.º Tribunal do Júri; da 1.ª Vara da Fazenda Pública do Estado do Amazonas; da Vara de Execuções Criminais e do 2.º Juizado Especial Cível.
Como juiz eleitoral, conduziu pleitos em Barcelos; Itacoatiara e Autazes e, na capital, foi juiz das 1.ª, 2.ª, 32.ª e 37.ª zonas eleitorais. Exerceu, em 1992, a função de presidente e coordenador do pleito municipal de Manaus. Foi promovido a desembargador em 2005, pelo critério de merecimento, ocupou o cargo de corregedor-geral de Justiça no biênio 2012/2014 e presidiu o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) no biênio 2016/2018.
Carlos de Souza e Terezinha Torres
Fotos: Érika Ribeiro
Revisão de texto: Joyce Tino
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771 / 99485-8526
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.