Warning: Constant WPUA_VERSION already defined in /home/storage/3/a4/ee/informemanaus1/public_html/wp-content/plugins/one-user-avatar/includes/class-wp-user-avatar-setup.php on line 33

Warning: Constant WPUA_DIR already defined in /home/storage/3/a4/ee/informemanaus1/public_html/wp-content/plugins/one-user-avatar/includes/class-wp-user-avatar-setup.php on line 35

Warning: Constant WPUA_INC already defined in /home/storage/3/a4/ee/informemanaus1/public_html/wp-content/plugins/one-user-avatar/includes/class-wp-user-avatar-setup.php on line 36

Warning: Constant WPUA_URL already defined in /home/storage/3/a4/ee/informemanaus1/public_html/wp-content/plugins/one-user-avatar/includes/class-wp-user-avatar-setup.php on line 37

Warning: Constant WPUA_INC_URL already defined in /home/storage/3/a4/ee/informemanaus1/public_html/wp-content/plugins/one-user-avatar/includes/class-wp-user-avatar-setup.php on line 42
Titular De Cartório De Registro De Imóveis Não é Responsável Por Atos Lesivos Praticados Por Antecessor | Análise Estratégica Exclusiva No Portal Informe Manaus

Titular de cartório de registro de imóveis não é responsável por atos lesivos praticados por antecessor

A Terceira turma do Superior Tribunal de justiça (STJ) deu provimento ao recurso especial do titular de um cartório de registro de imóveis de Olinda (PE) e estabeleceu que ele não é responsável pelos atos lesivos praticados por seu antecessor, uma vez que não há sucessão empresarial quanto aos atos do antigo titular da serventia extrajudicial.

O recurso teve origem em ação ajuizada por um particular em razão de o cartório lhe ter fornecido, em 1989, registro público com informações falsas sobre uma casa, a qual acabou comprando. No entanto, a legítima dona do imóvel moveu ação judicial contra ele, obrigando-o a desocupar o imóvel.

O particular ajuizou ação por danos materiais contra o cartório e contra o vendedor, no valor de R$ 30 mil – gastos com a aquisição do imóvel –, acrescidos das despesas com a condenação judicial sofrida, além de danos morais.

O cartório, representado por seu NOVO titular (cuja posse ocorreu em 2000), foi condenado a pagar o valor despendido na compra da casa e também R$ 10 mil em indenização por danos morais. Ao dar uma interpretação extensiva ao artigo 22 da Lei 8.935/1994, o Tribunal de justiça de Pernambuco negou a apelação do titular do cartório, ao entendimento de que os notários e oficiais de registro responderão pelos danos que eles e seus prepostos causarem a terceiros, na prática de atos próprios da serventia, assegurando aos primeiros o direito de regresso, no caso de dolo ou culpa de seus prepostos.

Responsabilidad​​​e pessoal

Para o relator do recurso no STJ, ministro Paulo de Tarso Sanseverino, o pedido do atual titular do cartório deve ser acolhido, uma vez que a responsabilidade dos titulares de serventias extrajudiciais é pessoal e se inicia com a respectiva delegação.

“Não há sucessão empresarial em relação aos atos praticados pelo antigo titular da serventia extrajudicial, podendo ser eventualmente responsabilizada a pessoa jurídica responsável pela delegação (Estado)”, disse.

Ao citar as lições de Gustavo Friedrich Trierweiler sobre essa responsabilidade na perspectiva da sucessão trabalhista, o ministro destacou a posição do autor sobre a impossibilidade de o instituto da sucessão empresarial ser aplicado nas serventias notariais e registrais. “A delegação para o serviço notarial e de registro é feita de forma originária, não herdando o NOVO titular eventuais passivos (trabalhista, fiscal ou cível)”, observou Sanseverino.

O relator ressaltou que o STJ já se manifestou, em diversas ocasiões, no sentido de que os serviços notariais e de registro não possuem personalidade jurídica, considerando-se legitimado para responder pelos danos causados por ato seu ou dos seus prepostos o titular da serventia à época dos fatos.

Leia o acórdão.​


Publicado em: 15/08/2019 às 12:07