A semana legislativa começou com a realização de uma Audiência Pública para debater a utilização do farelo e casca de soja, milho, caroço de algodão, farelo de arroz e fertilizantes agropecuários no Estado. A reunião aconteceu na segunda-feira (29), no Plenário Ruy Araújo, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), e teve a iniciativa do deputado Sinésio Campos (PT).
Na ocasião o deputado explicou que foi procurado por vereadores e produtores rurais do município de Itacoatiara (176 km distante de Manaus) solicitando apoio nas tratativas junto ao Grupo HAMAGGI para negociação dos insumos citados, o que trará maior dinamismo às cadeias produtivas do setor primário no Amazonas.
Na terça (30) e quarta-feira (31) diferentes turmas de alunos do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Sebastião Norões, localizada no bairro da Cidade Nova, Zona Norte da capital, estiveram na Aleam, participando do programa Conhecendo o Legislativo. Por meio do programa, os alunos participaram de palestras sobre educação cidadã e política e conheceram as dependências da Assembleia Legislativa.
A reabertura dos trabalhos legislativos no Plenário Ruy Araújo marcou a quinta-feira (1) no Parlamento. Os deputados retomaram as reuniões plenárias, destacando-se nos debates desta quinta-feira temas como a crise na saúde da rede estadual, o apagão de energia nos municípios de Manacapuru (68 km) e Iranduba (27 km) e a conclusão dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Combustíveis sobre a possibilidade de formação de cartel no preço dos combustíveis cobrados pelos postos no Estado.
A distribuição de laços na cor lilás, no hall de entrada da Aleam, aos servidores e público em geral que chegavam ao prédio marcou o início da campanha “Agosto Lilás”, que combate a violência contra a mulher. Por meio da Comissão da Mulher, da Família e do Idoso, presidida pela deputada Alessandra Campêlo (MDB), a Aleam divulgou e apoiou a iniciativa.
Ainda na quinta-feira, a presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Lins, entregou ao presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto (PSD), o relatório de contas, referente ao segundo trimestre de 2019 do TCE-AM.
Os 30 anos do internato rural do curso de medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) foram celebrados em uma Sessão Especial na sexta-feira (2), no Plenário Ruy Araújo, atendendo propositura do deputado Sinésio Campos.
Outro evento importante foi a reunião técnica realizada pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC), que tem como presidente do deputado João Luiz (PRB). A reunião, realizada no miniplenário Beth Azize, tratou sobre a adoção de medidas sobre o apagão de energia elétrica nos municípios de Manacapuru e Iranduba, junto à empresa Amazonas Energia, concessionária do serviço.
Diretoria de Comunicação
Texto: Joyce Campos
Foto: Hudson Fonseca / ALEAM