Marcada por um grande desfile, a cerimônia reuniu mais de 1.000 pessoas, entre civis e militares, e aconteceu no pátio operacional da Ala 8, no Crespo.
O desembargador Délcio Luís Santos representou o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), na tarde da última sexta-feira (19), na solenidade em celebração ao 146.º aniversário do “Pai da Aviação” e patrono da Aeronáutica brasileira, Alberto Santos-Dumont, que nasceu em 20 de julho. Realizada no pátio operacional da Ala 8, no bairro Crespo, na zona Sul de Manaus, a cerimônia militar contou com a participação mais de 1.000 pessoas. Na ocasião, personalidades civis e militares foram homenageadas com a Medalha de Mérito Santos Dumont.
O comandante da Ala 8, brigadeiro do ar Maurício Carvalho Sampaio, destacou que a comemoração alusiva ao dia do aniversário de Santos-Dumont é de grande importância para a Aeronáutica. “Estamos comemorando mais um aniversário de Santos-Dumont, nosso ‘Pai da Aviação’, que fez história quando, em 1906, voou sozinho em uma aeronave, e que também foi o responsável por conseguir fazer com que o balão fosse dirigível. A data de seu nascimento, então, é muito simbólica e importante para a Força Aérea, que tem como principal vetor a criação do brasileiro Santos-Dumont”, disse o comandante.
Em seu discurso, o desembargador Délcio Santos, representando o presidente do TJAM, desembargador Yedo Simões, parabenizou a Aeronáutica pela data e falou do importante papel dos militares na Amazônia. “É um prazer e uma honra estar representando o Tribunal de Justiça, a pedido do desembargador-presidente Yedo Simões, nesta solenidade. Nossos parceiros da Força Aérea, que prestam um serviço de extrema relevância aqui na Região Norte e em todo o nosso País, merecem todas as nossas homenagens. Sinto-me muito honrado de estar participando deste evento, que é uma forma de prestigiar esse grande nome da aviação mundial, que foi Santos-Dumont, o nosso ‘Pai da Aviação’, responsável por tudo o que podemos ter hoje em relação a voos e que eu considero como sendo um gênio”, afirmou o magistrado.
O vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargador Aristóteles Lima Thury, também prestigiou a solenidade militar e destacou os feitos do “Pai da Aviação”. “Hoje estamos comemorando o aniversário do patrono da Aeronáutica, nada mais justo que esta unidade das nossas Forças Armadas esteja festejando a memória de Santos-Dumont. Ele foi um homem brilhante e reconhecido no mundo”, disse o desembargador Thury.
Tendo dedicado sua vida à aviação, Santos-Dumont foi o primeiro aeronauta a alcançar, definitivamente, a dirigibilidade dos balões e a voar num aparelho mais pesado que o ar com propulsão própria. Seu voo histórico, a bordo do avião de nome 14-Bis, aconteceu no dia 23 de outubro de 1906, no campo de Bagatelle, em Paris.
Medalha
Dez personalidades foram homenageadas durante a solenidade realizada pela Ala 8, com a Medalha do Mérito Santos-Dumont, criada em 1956, durante as comemorações do cinquentenário do voo do 14-Bis, e que é concedida a personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras que tenham prestado destacados serviços à Aeronáutica brasileira ou por suas qualidades ou seu valor.
“É um prazer para a Força Aérea brasileira poder homenagear pessoas que vêm nos ajudando no dia a dia a atuar aqui na região Amazônica, uma região muito rica e bonita, onde temos a oportunidade, junto com as demais Forças, de apoiar a nossa população, dentro das normas e das ordens que recebemos”, afirmou o comandante Maurício Carvalho.
Yanna Andrade
Fotos: Chico Batata
Revisão de texto: Joyce Tino
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771 / 99485-8526
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.