No primeiro semestre, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou projetos voltados para a saúde financeira de estados e para a saúde das mulheres, entre outras propostas.
Em junho, o colegiado aprovou a reabertura do prazo para que estados possam aderir ao plano de auxílio que prevê o refinanciamento das dívidas com a União (PLS 163/2018 — Complementar ). Aprovado também no Plenário, o texto seguiu para a Câmara dos Deputados.
Projeto de decreto legislativo (PDS 377/2015), aprovado em maio, susta portaria do Ministério da Saúde que restringia o exame de mamografia a mulheres entre 50 e 69 anos. A proposição aguarda deliberação do Plenário.
Outro momento importante da comissão foi o debate sobre a Portaria 309/2019, que estabelece novas regras para a redução da alíquota do Imposto de Importação sobre bens de capital e bens de informática e telecomunicações. O assunto foi debatido no dia 9 de julho, quando os parlamentares ouviram duras críticas de indústrias dos dois setores envolvidos. Após o debate, no dia 10 de julho, o governo decidiu suspender até fim do mês de agosto os efeitos da Portaria.