Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Prefeitura de Manaus apresenta ações de prevenção e combate à tuberculose à pesquisadora do Canadá
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus apresenta ações de prevenção e combate à tuberculose à pesquisadora do Canadá

17/03/2025 1
Compartilhar

O avanço e os desafios da Prefeitura de Manaus na prevenção e tratamento da tuberculose foram apresentados, na manhã desta segunda-feira, 17/3, para a professora Amrita Daftary, da Escola de Saúde Global da Universidade de York, em Toronto, no Canadá. A pesquisadora foi recebida na sede da Secretaria de Estado de Saúde (Semsa), pela gestora da pasta, Shádia Fraxe.

Ao receber a pesquisadora, a secretaria Shádia Fraxe destacou o impacto positivo da ferramenta ITB, criada pelo Centro de Controle da Tuberculose e pelo Departamento de Inteligência de Dados (DID), que reúne dados como o número de casos da doença, atendimento em unidades de saúde e monitoramento de pacientes. “Um dos nossos principais desafios é a interrupção do tratamento. Ao interrompê-lo, o paciente continua a transmitir a doença e a resistência aos medicamentos aumenta, assim como o risco de morte por tuberculose. É por isso que a ferramenta ITB é tão importante. Essa tecnologia permite que nossas ações sejam mais assertivas”, reforçou a secretária.

Ao apresentar as informações sobre o cenário epidemiológico da capital, a enfermeira Dinah Carvalho, do Centro de Controle da Tuberculose da Semsa, responsável pelo ExpandTPT em Manaus, mostrou as ações bem-sucedidas no tratamento preventivo da tuberculose (TPT) em indivíduos que têm contato com pessoas infectadas e os esforços da Semsa para reduzir a incidência de casos.

Outro aspecto positivo destacado foi o investimento na qualificação de servidores para aplicação e leitura do teste de tuberculina. O exame, que era oferecido em 16 unidades de saúde, agora, é realizado em 50 estabelecimentos.

O aumento na detecção de casos de ILTB (Infecção Latente por Tuberculose), quando a pessoa é infectada pelo bacilo M. tuberculosis, mas não há manifestação ativa da doença, também foi evidenciado na exposição.

A pesquisadora Amrita Daftary, que tem doutorado e mestrado em Saúde Pública, disse que ficou impressionada com as soluções tecnológicas, o entusiasmo e o compromisso da gestão em enfrentar a tuberculose em Manaus. “Fiquei positivamente impressionada com o entusiasmo da gestão em gerar dados que ajudam a entender os aspectos clínicos e sociais da doença. Percebi que há um compromisso em investigar os determinantes sociais relacionados à tuberculose com populações vulneráveis e ações para apoiar pacientes e famílias, investigando esses contatos e fornecendo tratamento”, destacou.

Além da titular da Semsa, participaram da apresentação o subsecretário de Gestão em Saúde, Djalma Coelho; a assessora da Subsecretaria de Gestão em Saúde, Aldeniza Araújo; a diretora de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e Saúde do Trabalhador, Marinélia Ferreira; a chefe do Centro de Controle da Tuberculose, Eunice Jácome; o gestor de Análise de Situação de Saúde da Diretoria de Inteligência de Dados (DID), Alexandre Inomata; e Manoel Eduardo de Aquino Tavares, estudante de enfermagem do Paic/Semsa.

Além da sede da Semsa, a pesquisadora Amrita Daftary também visitou a Unidade de Saúde da Família (USF) Parque das Tribos, na zona Oeste da capital. Na terça-feira, 18/3, a especialista vai à Unidade de Saúde da Família Rural (USFR) Nossa Senhora do Livramento, na margem esquerda do rio Negro.

Além de trabalhar na Universidade de York, Amrita Daftary também é afiliada ao Centro de Pesquisa sobre Aids da África do Sul (Caprisa) e dirige um centro de ciências sociais sobre tuberculose, SSHIFTB. Em seus estudos, ela utiliza métodos qualitativos e de ciência da implementação para lidar com os determinantes sociais da tuberculose (TB), incluindo TB resistente a medicamentos e TB-HIV. Ela pesquisa com comunidades afetadas na África do Sul, Índia e Canadá, entre outras regiões.

 — — —

Texto e fotos – Tânia Brandão/Semsa

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Prefeitura de Manaus
Redação Informe Manaus 17/03/2025 17/03/2025
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus executa obra emergencial e evita comprometimento em rede de drenagem no bairro Compensa

07/07/2025
Prefeitura de Manaus

Ação preventiva da Prefeitura de Manaus evita alagamento no bairro Nossa Senhora das Graças

07/07/2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus reforça segurança viária com manutenção asfáltica no bairro Japiim

07/07/2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus reforça infraestrutura e garante mais segurança para moradores da zona Sul

07/07/2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura qualifica profissionais de Educação Física para atenção a usuários obesos e pós-bariátricos

07/07/2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus recupera tubulação comprometida e evita alagamentos na Compensa

07/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus